A questão mais importante ao instalar um processador é a compatibilidade do processador e placa-mãe. Alguns dos fatores que afetam a compatibilidade do processador são da marca, tipo soquete, características e requisitos elétricos . O resfriamento é também uma consideração importante , uma vez que um processador de forma inadequada refrigeração não funcionará corretamente . Tipos Soquete
O tipo de soquete de um processador determina qual o tipo de placa-mãe é compatível com . Existem dois tipos principais de unidades de processamento central - Intel e AMD - que cada um tem seus próprios projetos de soquete distintas. A maioria dos projetos de soquete são nomeadas com base no número de pinos que ligam a CPU ea placa-mãe. Alguns processadores são compatíveis com tipos mais antigos de socket. Por exemplo , os processadores AM3 da AMD pode usar mais antigas placas-mãe soquete AM2 , no entanto, isso geralmente resulta em desempenho global inferior . Alguns dos tipos mais comuns de soquete Intel LGA 775 incluem , ll56 e 1366 . A maioria dos processadores da AMD usam o soquete 939, AM2 , AM2 + ou AM3 . Processadores móveis e de desktop sempre usar diferentes soquetes , devido às suas diferentes necessidades elétricas.
Soquete Projeto
Sockets usar uma alavanca mecânica para garantir que os processadores estão devidamente posicionado dentro da tomada . Esta alavanca é projetado para exercer a quantidade específica de força necessária para encaixar o processador. Processadores de usar uma configuração diferente de pinos que impede a sua inserção nos soquetes da placa-mãe que não é compatível com . Estas configurações também definir a forma como o processador está alinhada na tomada. Usando as brechas nos pinos - e conectores - . Como um guia , você pode alinhar o processador no soquete sem danificá-lo
Refrigeração
Processadores são refrigerados usando um dissipador de calor e um ventilador. Dissipadores de calor assentam sobre o topo da CPU para retirar o calor para fora a partir dele utilizando condução térmica . Todos os processadores de usar um composto conhecido como pasta térmica para aumentar a taxa de transferência de calor a partir do processador para o dissipador de calor . Aplicando muito ou pouco de pasta térmica entre o processador eo dissipador de calor pode fazer com que o processador superaqueça. A quantidade ideal de pasta térmica vai cobrir a superfície entre o processador eo dissipador de calor com uma camada de cerca de meio milímetro de espessura.
Poder
Cada processador tem duas fontes básicas avaliações que determinam como ele utiliza a energia . O Thermal Design Power rating fornece dados para a média de uso de potência de pico do processador. A maioria dos processadores para desktop usar entre 80 e 120 watts de potência com alguns modelos usando até 140 watts. Algumas placas-mãe não suportam toda a gama de TDPs processador disponíveis para um determinado socket. Os processadores também operam dentro de uma faixa específica de tensão. Placas-mãe com suporte para mais de clocking permitem aumentar a velocidade de seu processador , aumentando suas configurações de tensão. Conhecendo as configurações de tensão estoque do seu processador é importante se você planeja para mais de relógio dele.