Existem dois tipos básicos de memória instalados em dispositivos eletrônicos . Memória só de leitura (ROM) , é a memória armazenada em um chip em uma placa de circuito impresso , geralmente a placa-mãe ou placa-mãe , que pode ser lido , mas , normalmente, não pode ser alterada. Memória de acesso aleatório (RAM), tanto pode ser lido e gravado . RAM pode ser atualizado pela simples adição de módulos de memória adicionais para a placa-mãe . ROM, por vezes referido como firmware , é expansível usando programas de software. ROM Básico
ROM é não- volátil. Isto significa que a informação armazenada não é perdida quando o dispositivo eletrônico é desligado. A informação necessária para iniciar um hardware de computador e acesso são armazenados na ROM . Isto inclui start-up ou de inicialização informações, procedimento o Power-On Self Test ( POST) e pesquisa do sistema operacional e lançar dados. Os primeiros chips de memória ROM trabalhou por armazenar informações binárias em uma placa de silício. Essas informações não podem ser apagados ou alterados .
ROM- BIOS
O chip ROM- BIOS é um chip específico que contém os códigos binários necessários para iniciar um computador. BIOS está para o sistema de insumo-produto básico, que inclui hardware , tais como teclado, unidade de visualização , unidades de disco rígido e portas de comunicação. O chip ROM- BIOS é programado a nível de fábrica antes da distribuição.
PROM
PROM significa memória somente leitura programável. Esses chips são programados apenas uma vez. O processo envolve a queima de milhares de pequenos fusíveis para criar códigos binários . Um fusível queimado representa um " 0 ", um fusível intacto um " 1 ". O processo é irreversível . PROMs são usados em consoles de videogame e celulares. PROMs permitir que as empresas de entrada de seus próprios dados , uma vez que são fornecidos não queimado .
EPROM
EPROM é PROM que é capaz de ter os seus códigos de dados apagada e reprogramada ( " E " em pé por apagável ) . Esses chips consistem de transistores que são afetados pela intensa luz ultra- violeta. Um dispositivo de programação "queima" os transistores para criar a configuração binário "0". Outros transistores podem ser queimados para criar mais zeros , mas se um "0" tem de ser alterado para um "1", apagando ultra- violeta e reprogramação tem de ser realizada .
EEPROM
EEPROMs
são EPROMs que têm códigos de dados apagados eletronicamente em vez de luz ultra- violeta. EEPROM é mais caro do que a EPROM , quanto mais avançada tecnologia tem de ser incorporados para aumentar a velocidade de queima , que de outro modo seria consideravelmente mais lenta usando as técnicas electrónicas . Alguns chips de BIOS usar EEPROM , permitindo atualização de BIOS .
Memória Flash
Tecnicamente, a memória flash é uma forma de EEPROM, embora velocidades de programação e apagamento são mais rápidos . A memória flash é utilizado em leitores de MP3 , drives flash USB e cartões de memória de câmera , por isso é ideal para a transferência de dados. Alguns chips de BIOS usam memória flash.