? Quando você compra um computador ou processador , você vai ver muitas vezes a velocidade do clock do processador ao lado das especificações do produto com uma figura como " 2,4 GHz ". No entanto , as taxas médias de clock do processador permaneceram relativamente estáticas por vários anos. Hoje, os fabricantes de chips se concentrar no design eficiente , em vez de velocidade de clock. Portanto, você não pode usar a velocidade do clock sozinho como uma maneira de comparar o desempenho de diferentes processadores. Background Fotografia de
Cada nova geração de software de computador tem mais recursos do que a geração anterior , colocando maiores exigências sobre os computadores que rodam nele. Portanto , o consumidor espera de um novo computador para ser mais rápido do que a que ela possuía anteriormente . Nos anos 1980 e 1990 , os fabricantes de chips aprendi que a maneira mais fácil de aumentar o desempenho de um processador é aumentar sua velocidade de clock. Isso culminou na corrida para 1 GHz, com a AMD lançando o primeiro processador de 1 GHz , em 2000. Intel continuou a aumentar a velocidade do clock de seus processadores com a série Pentium 4 , que atingiu velocidades bem mais de 3 GHz durante a década de 2000 . No entanto , a Intel encontrou dificuldades para continuar a aumentar a velocidade dos processadores desta forma , e começou a se concentrar no projeto mais eficiente.
Importância do Design Eficiente
Entre dois processadores , o processador com um design mais eficiente vai oferecer um desempenho superior se velocidades de clock são iguais. Em 2000, Hardware website computador de Tom provou isso ao testar um processador Pentium 4 de 1 GHz underclocked contra um processador Pentium III com a mesma velocidade de clock. O Pentium III superou o Pentium 4 em cerca de 62 por cento em 3D Studio Max 2 e 41,7 por cento no BAPCo Sysmark 2000. Portanto, entre processadores com velocidades de relógio semelhantes , você deve comprar um com o design mais eficiente. Porque é impossível que alguém sem formação em engenharia de computador para ser capaz de dizer isso, ele é valioso para procurar opiniões que testam a fundo e de referência de um processador que você está interessado em comprar.
< Br > Benefício de múltiplos núcleos
Uma das maneiras que os fabricantes de chips têm aumentado o desempenho do processador é através da criação de processadores com múltiplos núcleos . Um processador dual-core rodando a 2 GHz é efetivamente dois processadores de 2 GHz em um único pacote. Isso pode resultar em melhorias substanciais de desempenho mais de um processador single-core em aplicações que são programados para tirar vantagem das capacidades de um processador multi-core . Site Computer AnandTech ilustrou esta com um teste de 2005 que opôs um processador Pentium D de 2,8 GHz dual-core contra um processador single-core de 3.0 GHz Pentium 4. O teste mediu a quantidade de tempo que o processador necessário para copiar um filme em DVD para o disco rígido , enquanto a reprodução de música e download de arquivos a partir de um grupo de notícias. O Pentium D completou a prova em 19,5 minutos , enquanto o Pentium 4 precisava de 33,7 minutos para terminar. Hoje, muitos processadores de notebook e desktop tem vários núcleos. Se o desempenho é uma prioridade para você , evitar a compra de um processador single-core .
Calor e consumo de energia
Embora a maior velocidade de relógio nem sempre se traduzem em aumento de desempenho , ele tende a se traduzir em aumento do consumo de calor e energia . É por esta razão que os processadores de notebooks , muitas vezes têm velocidades mais lentas do que os processadores para desktop ; alta velocidade de clock contribui para aumentar o ruído do ventilador e diminuição da vida útil da bateria . Se você está construindo um computador que você deseja otimizar para baixo ruído e as contas mínimas de energia , você não pode querer escolher o processador com o maior clock disponível. No entanto, muitos processadores têm a capacidade de operar em velocidades mais lentas durante períodos de baixa demanda.