Read-Only Memory , geralmente abreviado : ROM, é um tipo específico de armazenamento de dados. O nome refere-se ao fato de que as informações armazenadas em ROM não é muitas vezes reescrito ou mudou e persiste mesmo quando o sistema de armazenamento não é fornecido com eletricidade. O oposto de ROM é chamado Random Access Memory , ou memória RAM , que é comumente reescrito várias vezes por minuto . Persistência
A informação é armazenada como ROM , por duas razões principais: permanência e de segurança. Porque Read-Only Memory está fisicamente escrito ao seu dispositivo de armazenamento , se é um disco rígido, CD ou mesmo um chip de silício , o dispositivo não precisa ser constantemente abastecidos de electricidade para salvar as informações . Isso é útil para guardar informações como arquivos BIOS do seu sistema que dirigem o seu computador através do processo de start-up.
Segurança
ROM é mais seguro do que a RAM , porque é mais difícil de modificar. Isso protege arquivos de ROM de ataques de vírus e edição acidental. Para aproveitar essa segurança extra, muitos programas de nível de sistema são escritos como ROM.
Tipos ROM
O tipo mais básico de ROM é a informação que é escrito diretamente a um chip de silício. Esta informação não pode ser editada. Programável , ou PROM , é semelhante a um CD em branco , que pode ser gravado uma vez , em seguida, nunca mudou . ROM programável apagável pode ser apagado e reescrito com um dispositivo especial enquanto ROM programável Apagáv requer apenas um software especial.
Desvantagem
Uma das principais desvantagens da leitura Memória Só é que um determinado sistema irá exigir cerca de o dobro do tempo a ler a informação ROM como seria os mesmos dados armazenados como memória de acesso aleatório . Para melhorar a velocidade , a carga sistemas de muitos arquivos freqüentemente usados em memória RAM e ler de lá quando eles são necessários .