? Um componente muito importante de unidades de processamento central modernos é o cache. O cache da CPU é uma parte da memória do computador que a CPU utiliza para armazenar pequenas quantidades de dados que estão actualmente em uso. Ao usar o cache, a CPU pode acessar os dados armazenados muito mais rapidamente do que se tivesse que acessar os dados através da memória principal do computador , acelerando o tempo de processamento. A CPU
A CPU é o componente do computador que realmente executa a programação do computador. A CPU é dada uma série de instruções e executa -los na ordem especificada para operar em um conjunto de dados.
Latência de Memória
Um problema que pode retardar o velocidade de execução de um programa é a latência de memória . Latência da memória é o tempo que leva para o CPU para ler ou escrever para a memória do computador , forçando a CPU para aguardar os dados para transferir antes de continuar a execução do programa. Se um computador é dada uma CPU mais rápida , a CPU pode ser capaz de executar as instruções mais rapidamente, mas o tempo total de execução de um programa pode ainda ser limitado pela latência de memória .
CPU memória cache
Para ajudar a aliviar o problema de latência de memória , a maioria das CPUs tem um cache de memória. A memória cache é uma pequena parte da memória embutida no processador central que pode ser acedido muito mais rapidamente do que a memória principal do computador . Se a CPU precisa acessar um conjunto de dados , ele primeiro verifica se ele está disponível no cache da CPU antes de usar a memória principal.
Mutli Nível Cache
um problema com caches de memória é o trade-off entre o tamanho do cache e latência. Enquanto a latência de um cache é muito menor do que a latência no acesso à memória principal , ele ainda não é instantânea , e quanto maior o cache , mais latência que terá. Para compensar, algumas CPUs usar um cache multi- nível. Com um cache multi- nível, o cache da CPU é na verdade composta de vários caches de diferentes tamanhos. Quando a CPU precisa acessar alguma coisa da memória , ele primeiro verifica o cache menor e mais rápido no nível 1 , ou L1 . Se os dados não forem encontrados lá , ele continua para a próxima menor de cache L2 no , e assim por diante até localizar os dados ou atinge a memória principal do computador.