Há vários fatores que determinam o desempenho de um microcontrolador , incluindo tamanho da palavra , a velocidade do clock , tamanho barramento de dados e periféricos internos. Porque microcontroladores são freqüentemente projetados para aplicações específicas , pode ser difícil de comparar o desempenho em todos os dispositivos . Por exemplo, um microcontrolador projetado e otimizado para comunicações sem fio pode não aparecer para executar, bem como um microcontrolador de uso geral em algumas áreas, mas o dispositivo sem fio pode ter um melhor desempenho em uma aplicação sem fio. Assim , além dos fatores básicos que afetam o desempenho , você também deve considerar o aplicativo no qual o microcontrolador será utilizado. Palavra Tamanho
O tamanho da palavra de um processador é o comprimento de base do número binário que o manipula processador. Normalmente, os tamanhos de palavra são potências de 2 e mais microcontroladores tem um 8- bit, 16 -bit ou tamanho da palavra de 32 bits. Tamanho de palavra é um factor de desempenho importante porque afecta a quantidade de dados que o microcontrolador pode manipular durante um único ciclo de instrução . Ele também afecta o intervalo de números que podem ser manipulados . Um tamanho de palavra maior não é necessariamente melhor para o desempenho. Por exemplo, se um microcontrolador só será manipulando pequenos números que podem ser representados em 8 bits ou menos, em seguida, ter um microcontrolador de 32 bits pode ser um desperdício de recursos e pode não ser o dispositivo de melhor desempenho em uma determinada aplicação. Pode ser melhor ter um microcontrolador de 8 bits que pode ser cronometrado a uma velocidade maior do que a de 32 bits.
Throughput
A quantidade de processamento que pode ser levada a cabo por um microcontrolador é chamado de " transferência ". Rendimento é influenciada por fatores tais como a velocidade do clock do processador , tamanho e velocidade de barramento de dados interno e tamanho da palavra . Ao considerar o desempenho de um microcontrolador , o rendimento pode ser usado para dar uma medida geral da capacidade de processamento de um dispositivo . Alguns testes de benchmark , como CoreMark , desenvolvido pelo Consórcio de Referência microprocessador embutido , permitem aos usuários avaliar o desempenho global microcontrolador , que pode fornecer uma indicação da taxa de transferência.
Periféricos
< br >
Se o microcontrolador vai ser usado num sistema que requer periféricos dentro do microcontrolador , em seguida, uma outra consideração é o desempenho da capacidade e velocidade dos próprios periféricos . Por exemplo , um microcontrolador que tem um rápido inferior periférico óptimo pode ser um intérprete global pior do que um microcontrolador mais lento com um dispositivo periférico de forma mais eficiente . Além disso, você pode precisar de considerar a interface interna entre o processador microcontrolador e seus periféricos . Microcontroladores normalmente usam um sistema de interrupção para receber a notificação de periféricos que uma ação precisa ser tomada. Alternativamente, alguns dispositivos podem contar com uma técnica chamada " polling ", em que o processador deve verificar periodicamente o estado de seus periféricos para detectar quando uma ação precisa ser tomada . As diferenças entre os vários tipos de sistemas de interrupção e as diferenças entre as técnicas de interrupção e de votação pode ter um impacto dramático sobre o desempenho.
Comunicação
Similar aos periféricos , a capacidade de um microcontrolador para se comunicar com outros sistemas pode ser um fator de desempenho maior . Se o microcontrolador vai ser usado em um sistema que requer um protocolo de comunicação específico, como Ethernet ou Wi-Fi, em seguida, um microcontrolador com suporte dedicado para que o protocolo normalmente têm melhor desempenho do que um microcontrolador de uso geral com o mesmo ou até mais do relógio velocidade.