? Comparações entre CPUs pode ser extremamente confuso, como os dois maiores fornecedores de usar nomes de marcas diferentes , e diferentes números de modelo , para tentar diferenciar seus produtos . Ao invés de percorrer todas as especificações de processador único , uma forma útil de começar com os tipos de CPU é olhar para que tipo de empregos a cada processador faz, e listar o que cada fornecedor vende nesse nicho. CPUs do Servidor
CPUs servidor tem que fazer um grande número de cálculos , mas cada cálculo é relativamente simples, muitos destes cálculos tem que puxar a informação que foi armazenada , modificá-lo e enviá-lo de volta para a consulta agente. Isto significa que o processador do servidor enfatizar vários núcleos , e , mais importante ainda , os elevados níveis de memória no chip chamados "cache ". Cache é onde armazenar dados temporários CPUs , ao invés de escrevê-lo para a memória RAM ou no disco rígido . Projetos de núcleos múltiplos permitem que um CPU para cada lidar com uma pequena tarefa , ao invés de esperar por um grande CPU para concluir suas operações . Marca de servidores da Intel é chamada a série " Xeon " de processadores . CPUs marca servidor da AMD são chamados de " Opteron ".
Low-Power CPUs
CPUs de baixa potência são projetados para computadores orçamento, às vezes chamado de " nettops " ou " laptops " - eles também são as CPUs que são valorizados para uso em tablets , como o iPad, da Apple. CPUs fazer uma certa quantidade de cálculos por Watt de potência colocar neles . CPUs de baixa potência correr a velocidades de relógio mais baixas com arquiteturas que não são tão poderosos, mas que saborear o poder. A diferença de consumo de energia pode ser tão extrema como 90 Watts para a CPU potência máxima e menos de 4 anos para o baixo poder. Você não será capaz de fazer o máximo com o CPU de baixa potência, mas para coisas como checar e- mail e Facebook , eles são mais do que suficiente , e seu reduzido consumo de energia permite a sistemas mais compactos. Eles também são menos caros para operar. Baixa oferta de energia da CPU da Intel é a série " Atom" de CPUs . Baixa oferta de energia da AMD é o seu " C- 50" e série " C- 350" de CPUs . Existem vários fabricantes que produzem processadores de baixa potência fora da arquitetura ARM, nomeadamente a Apple , Qualcomm e NVIDIA , para computadores tablet . A Intel está olhando para mover o processador " Atom" para este espaço .
Completa -Power CPUs
CPUs potência total são projetados para desktops voltados ao consumidor e estações de trabalho. Até a data de publicação deste artigo, linha de computadores com força total atual da Intel é a segunda geração "i " da série, o i3, i5 , i7 eo . Anunciado e lançado em maio de 2011, esses processadores estão no centro das ofertas da Intel para computadores desktop. O i3 é projetado para níveis de preços mais baixos, o i5 é projetado para o mid-range de computadores desktop , eo i7 é projetado para estações de trabalho high-end e computadores com foco no jogo. Convenção marca anterior de processadores da Intel foi a série " Core 2 " . CPUs de potência total são quase sempre dual core ou quad core da Intel. CPUs potência total da AMD usar a marca " Fenômeno" , e são , de preço mais baixo , com mais núcleos neste nicho .
Laptop CPUs
CPUs portáteis são geralmente os mesmos arquitetura como sua geração simultânea de CPUs de desktop , executado em uma tensão mais baixa para gerar menos calor. Eles são geralmente mais baixos do que o desempenho dos processadores de desktop comparáveis. Intel atualmente comercializa i3 tensão mais baixa e i5 processadores para computadores portáteis, e alguns vendedores vendem prémio CPUs i7 laptop . AMD usa o " Turion " marca para CPUs de laptop. Ao contrário de processadores de desktop AMD onde esculpe um nicho fora para si , oferecendo mais núcleos para os preços mais baixos, em CPUs de laptop, reduziu o consumo de energia é o rei, e AMD não tem quota de mercado tanto. No futuro, os computadores portáteis que funcionam fora da arquitetura ARM podem fazer incursões , a Microsoft afirmou que o Windows 8.0 será executado em arquiteturas ARM , bem como as arquiteturas Intel
.