? Para o usuário médio do computador , o desempenho significa velocidade. Um computador mais rápido executa melhor. A maioria das pessoas sabe que a unidade de processamento central, ou CPU, torna -se o "cérebro" de um computador , de modo que raciocinar que , assim como com todo o computador , mais rápido significa melhor. Mas quando se trata de design de CPU, "rápida" depende de um número de diferentes capacidades e limitações dentro da própria CPU e em outros lugares dentro do computador. Estas variáveis determinam coletivamente o quão rápido um CPU pode trabalhar . Velocidade do relógio
processadores centrais usar sinais elétricos programados para executar operações de dados. A freqüência desses sinais determina a velocidade do clock do processador , medida em hertz. Processadores contemporâneos têm velocidades na faixa de gigahertz , ou bilhões de ciclos por segundo. Na teoria, a velocidade do clock de um processador mais rápido , mais rápido ele pode processar dados . Por si só, no entanto, a velocidade do clock não confiantemente prever o desempenho do seu processador por causa de muitos outros fatores que afetam o desempenho.
Cache
processadores centrais trabalham tão rápido que eles não podem usar discos rígidos para armazenar dados. Em vez disso, eles lidam com RAM. RAM armazena dados do disco rígido em um estado temporário , onde ele pode ser acessado muito mais rapidamente. Para muitos requisitos computacionais , mesmo RAM é inaceitavelmente lento. A distância de sua CPU para a RAM representa uma barreira significativa para a velocidade de desempenho . Assim, CPUs utilizam um "cache ", uma pequena quantidade de memória de alta qualidade muito perto da CPU em si --- às vezes diretamente dentro da CPU. O cache armazena dados usados com freqüência onde a CPU pode acessá-lo muito mais rapidamente. Um tamanho maior cache e uma velocidade de acesso de cache mais rápido tanto melhorar muito o desempenho da CPU. Esta memória vem em um prêmio , no entanto, por causa de restrições de projeto e em torno do processador central.
Outros Arquitetura
"Multi -Threading " e " multi- core de processadores " pode melhorar o desempenho da CPU através de computação paralela , ou processamento de dados em simultâneo . Essas inovações prometem melhorar significativamente a eficiência de processamento da CPU , sem gerar enormes quantidades de calor adicional que resultaria de aumentar a velocidade do clock . Muitos programas de software ainda têm de suportar totalmente a computação paralela , mas aqueles que executam incrivelmente bem em máquinas multi-core .
Limitações
desempenho do processador central é afetado por fora fatores. Resíduos de calor da CPU, quando não devidamente dissipado, provoca erros minúsculos que o desempenho mais baixo. O front-side bus , a junção elétrica que conecta sua CPU para a memória RAM, tem a sua própria frequência de operação , o que limita quão rápido os dados podem viajar entre os dois componentes . Própria RAM tem uma velocidade de acesso que limita como os dados rápidos pode entrar e sair . RAM recebe a maioria dos dados do disco rígido ou outro dispositivo de armazenamento como uma unidade de DVD ou flash. Todos têm seu próprio tempo de acesso e taxas de transferência de dados. Qualquer um destes componentes pode criar gargalos que reduzem o desempenho da CPU .