Um microprocessador é um poderoso chip de circuito integrado , realizando toda a matemática e lógica em um computador pessoal. Os chips tornaram-se mais rápido e mais poderoso desde a sua introdução na década de 1970 . Por volta de 2005 , os fabricantes de chips de computador começaram a usar múltiplos núcleos em seus microprocessadores. Os vários núcleos dividir as cargas de trabalho complexas , resultando em um computador mais rápido . Microprocessador
Um microprocessador é o componente mais complexo e freqüentemente o mais caro em um computador pessoal. Dentro dele , minúsculos circuitos somar, subtrair e comparar números a uma taxa de mais de dois bilhões de vezes por segundo. Leva a informação da memória e processa -lo com os programas do seu computador, como planilhas e navegadores web. Além daqueles que você usa para o trabalho ou entretenimento , o microprocessador executa vários programas do sistema operacional. Estes realizar tarefas como copiar arquivos, verificação de vírus e impressão de documentos.
Multicore Processador
Se você estiver imprimindo um documento, o download de um arquivo e navegar na Web tudo de uma vez , o navegador da Web pode parecer invulgarmente lento. Para resolver este problema, os fabricantes de chips de computador colocar dois , quatro ou mais "núcleos" em cada microprocessador. Cada núcleo é uma unidade independente capaz de fazer todo o trabalho de um microprocessador. Um núcleo , por exemplo, pode imprimir o documento enquanto outro faz a navegação na web. Tendo vários núcleos permite que o microprocessador lidar com várias tarefas ao mesmo tempo.
Velocidade e calor
Como o motor em um carro, um microprocessador produz calor quando ele é executado, e quanto mais rápido ele é, mais o calor que faz. Após a década de 1980 , os microprocessadores necessário fãs elaborados e outros dispositivos de refrigeração para evitar que eles queimando. Por volta de 2000 , parecia que os fabricantes de chips se deparar com um obstáculo , os fãs não poderia esfriar os chips com rapidez suficiente. A solução foi a construção de mais núcleos no microprocessador em vez de aumentar a velocidade do processador . Isso tem o efeito de multiplicar o desempenho do chip, o número de núcleos .
Número de Núcleos
Em 2011 , alguns celulares e computadores de pequeno porte , tais como netbooks têm microprocessadores com mais de um núcleo . Novos computadores de mesa têm chips com dois ou mais núcleos. Computadores servidores , que lidam com tarefas exigentes matemática , web e banco de dados, ter até quatro processadores separados, cada um com quatro núcleos . Olhando para o futuro , os fabricantes de chips estão a explorar planos de construir processadores com até milhares de núcleos.