? O General -Purpose Interface de Bus é um conector de dados e sistema de comunicação para computadores e high-end equipamento de laboratório eletrônico , permitindo que os testes automatizados e medição para aplicações de engenharia e científicos. Usando um único canal GPIB , um computador pode controlar um total de 15 dispositivos , cada um ligado ao próximo na linha , em cadeia de moda. Apesar da disponibilidade de interfaces, como a Universal Serial Bus, GPIB continua a ser um padrão da indústria para equipamentos de teste eletrônico. História
A companhia Hewlett -Packard originalmente desenvolvido GPIB no final de 1960 , chamando- HPIB . Naquela época, a Hewlett -Packard produzido ambos os sistemas de computação e equipamentos de teste , eles criaram um conjunto de conexões, padrões de sinalização eléctricos e software como uma forma abrangente para equipamentos de teste para se comunicar com computadores. O sucesso de HPIB levou à sua adopção pelo Electrical and Electronics Engineers Internacional como o padrão IEEE- 488.1 . À medida que mais fabricantes de eletrônicos adotou o padrão , tornou-se conhecido pelo nome mais genérico, GPIB .
Equipamentos
Uma vasta gama de equipamentos de teste utiliza a interface GPIB , incluindo geradores de forma de onda arbitrária , osciloscópios, multímetros digitais e fontes de alimentação . Além destes , um sistema GPIB geralmente tem um computador ou outro dispositivo para iniciar comandos GPIB e coletar dados do equipamento de teste. Placas adaptadoras GPIB , juntamente com programas de software , pode transformar um PC desktop padrão em um centro de testes automatizados. Na década de 1970 através da década de 1990 , a Hewlett -Packard vendeu minicomputadores comerciais e técnicos que usavam GPIB para unidades de disco , unidades de fita , impressoras e outros periféricos.
Conector e cabo
< br >
GPIB usa um conector de 24 pinos semelhante ao estilo Centronics usado para impressoras. O equipamento de ensaio tem conectores fêmea ; cabos possuem conectores com ambos os sexos em cada extremidade , permitindo conector de empilhamento. É uma interface paralela de 8 bits , o que significa que envia e recebe os caracteres de dados inteiros, um de cada vez . Os restantes 16 pinos consistem de oito para terra de sinal , e mais oito para o gerenciamento de comunicações e sinalização entre diferentes dispositivos. Cabos GPIB e conectores são muito mais volumosos e caros do que os de outras interfaces modernas USB ou , embora eles também são mecanicamente muito robusto.
Velocidade e distância
transmite GPIB dados a uma velocidade de 1 MB por segundo. Embora mais lento do que os padrões atuais , como USB ou IEEE-1394 (Firewire ) , é adequado para o transporte de dados em configurações de testes automatizados. O padrão GPIB limita o comprimento total de cabos em um controlador de 20 metros , ou dois metros entre cada dispositivo.