computadores usam dois tipos diferentes de ônibus para transmitir dados : serial e paralela . Barramentos paralelos enviar dados como bytes inteiros de cada vez e tem mais fios para transportar vários bits simultaneamente. Barramentos seriais têm menos fios e levar apenas um bit por vez, mas funcionam melhor em longas distâncias do que barramentos paralelos . O avanço da tecnologia tem melhorado a velocidade de comunicação serial , os usuários de computador têm agora vários tipos de barramento serial de que para escolher . RS-232
O padrão de comunicação RS-232 é um dos primeiros exemplos de um barramento de dados de série amplamente adotada . Predating computadores pessoais , RS- 232 vai voltar aos dias de máquinas de teletipo , modems acústicos e minicomputadores de tempo compartilhado . Ele usa um 25 - conector do tipo D ou 9 pinos e tem taxas de transmissão que variam de 110 a mais de 38.000 bits por segundo. Apesar de muitos computadores pessoais ainda tem um conector RS-232 , por razões de compatibilidade, barramentos seriais mais novos têm taxas de dados muito mais rápidas.
USB
Um consórcio composto por IBM , Compaq , Microsoft e outras empresas de informática desenvolveu a Universal Serial Bus, ou USB, no início de 1990 . A versão 3.0 do USB lida com taxas de dados de até 5 gigabits por segundo , embora as taxas reais variam por dispositivo. Muitos dispositivos eletrônicos, como telefones celulares , câmeras digitais e MP3 players têm um conector USB como um modo de transferência de dados para PCs . Teclados e mouses de computador também , até certo ponto convertido para o padrão USB. Drives USB "vara " tornaram-se uma maneira popular de realizar gigabytes de dados pessoais entre computadores domésticos e de escritório .
SATA
No momento da publicação , a interface SATA é a mais comum para discos rígidos. Anteriores padrões de interface de disco , tais como SCSI e IDE, foram as interfaces paralelas; SATA transfere dados em velocidades muito mais altas , apesar de ser uma tecnologia de série. Ele está atualmente na versão 3.0 e tem uma velocidade de transferência de topo de 6 gigabits por segundo. Os computadores utilizam a tecnologia SATA para discos rígidos internos ; . Para unidades externas , eSATA tem um conjunto diferente de conectores , mas oferece o mesmo nível de desempenho
FireWire
O IEEE 1394 padrão , conhecido pela marca " FireWire ", é outra interface de comunicação serial de alta velocidade. Em meados da década de 1980 os engenheiros da Apple desenvolveram a interface como um meio de conexão de componentes dentro de um computador , em 1995, o IEEE adotou o projeto como um padrão da indústria . Os computadores pessoais - Macintosh , da Apple , em particular - usar FireWire como uma interface para dispositivos eletrônicos de consumo como câmeras de vídeo . O padrão FireWire S3200 suporta taxas de dados tão elevadas quanto 3,2 gigabits por segundo.
Thunderbolt
Intel desenvolveu a interface Thunderbolt como uma tecnologia de série de próxima geração para competir com USB 3.0 . Ele carrega os dados para monitores de alta definição, unidades de disco e câmeras. Originalmente concebido para o cabeamento de fibra óptica baseada , a Intel decidiu em vez de implementar Thunderbolt como fios de cobre. Isto permite que a fornecer energia eléctrica, bem como uma ligação de dados . Transfere dados Thunderbolt em até 10 gigabits por segundo.