No final dos anos 1960, Bell Labs pesquisador Andrew Bobeck desenvolveram uma forma de memória de computador que os bits de dados armazenados como pequenos campos magnéticos semelhantes a bolhas . Esta chamada memória de bolha tinha uma densidade comparável à de semicondutores RAM no momento , mas, ao contrário da RAM , manteve seus dados sem energia elétrica. Embora a tecnologia tinha várias aplicações, melhorias nas unidades de disco rígido e memória RAM fez memória de bolha obsoleto na década de 1990 . Processadores Embarcados
Automated equipamentos de controle industrial usa circuitos de computador personalizados contendo memória dedicada. Parte da memória tem instruções de programas permanentes do dispositivo , memória não-volátil é necessário para isso, pois mantém seus dados mesmo sem energia elétrica. Antes do advento da memória de bolha , os computadores de controle industrial incorporados usado para ROM não volátil , memória permanente e memória RAM para armazenar informações temporárias . Um único chip de memória bolha poderia servir tanto para fins : como ROM , é não volátil , e como a RAM, o computador pode escrever para ele quando necessário
Espaço
NASA. engenheiros propôs usar memória de bolha para substituir a fita magnética em aplicações de gravação de dados espaciais . Memória de bolha é uma tecnologia de estado sólido , sem partes móveis e, conseqüentemente, uma alta tolerância para a choques e vibrações . IBM fornecido NASA com um chip de memória protótipo bolha 52 bits, embora o trabalho não foi além de estudos de viabilidade.
GRiD Compass Computer
Um dos primeiros computadores portáteis leves , o GRiD Compass 1101 fez sua estréia em 1982. O computador usado 256K bytes de RAM semicondutores e 384K de memória de bolha . Em 1982 , o armazenamento no disco rígido para computadores pessoais estava em sua infância , a grade não tinha disquete ou disco rígido interno , em vez de confiar na memória de bolha como principal tecnologia de armazenamento não volátil. Apesar de baixa em capacidade , a memória bolha era leve e resistente. O computador também tinha uma unidade de disco rígido externo.
Vídeo
Jogos
No início de 1980, fabricante do jogo de arcade Konami desenvolveu sistemas de jogos de vídeo que armazenados loja o software do jogo em memória de bolha . Na época, a maioria dos sistemas de arcade games armazenados usando chips de memória ROM . Apesar de memória de bolha tinha a vantagem de ser reutilizável , também era mais caro do que a tecnologia ROM , e era suscetível a problemas de corrupção de dados causadas por campos magnéticos .