Fabricantes de processadores como Intel e AMD começaram a oferecer o chamado " dual-core " ou processadores " multi- core" . Para alguns consumidores , a diferença entre estes novos processadores e processador single-core pode ser difícil de entender. Os processadores multi -core são uma forma de fabricantes de processadores para continuar a melhorar a performance dos processadores em face de limitações físicas na complexidade do processador. Os processadores multi -core pode ir além dos limites de processadores single-core , mas com a condição de que o software do computador tem que trabalhar um pouco diferente para utilizá-los plenamente. Limitações físicas dos processadores single-core
Por décadas , os fabricantes de processadores têm melhorado o desempenho do processador , aumentando o número de transistores em um processador e velocidade de clock do processador. No entanto, as limitações físicas destes métodos têm colocado mais um desafio ao longo do tempo . Para continuar melhorando o desempenho do processador , os fabricantes de processadores começou a fabricar processadores com dois ou mais "núcleos ".
Processadores dual-core
Um processador dual-core pode ser pensada como dois processadores, hardwired juntos. Essa arquitetura permite que o fabricante do processador para contornar as limitações físicas de um único processador , simplesmente adicionando um outro núcleo. Cada núcleo pode realizar a sua própria série de cálculos , independentemente do outro . No entanto, porque os núcleos são conectados diretamente juntos, eles podem compartilhar os dados com muito mais rapidez do que dois processadores separados poderia, proporcionando maior desempenho. Os processadores dual core também torná-lo mais fácil para o tempo de processamento para ser dividido entre os aplicativos , permitindo que do processador software para executar sem afetar o desempenho de outros programas.
Mais de dois núcleos < br >
fabricantes de processadores continuaram essa tendência , a adição de mais núcleos de seus processadores com cada ciclo de lançamento . Processadores nível do consumidor , com quatro, seis ou até oito núcleos já estão disponíveis , enquanto os processadores desenvolvidos para aplicações de nível empresarial geralmente têm um número ainda maior de núcleos.
Multi-threading
Os processadores multi -core representam um desafio para os desenvolvedores de software . Para utilizar um processador multi-core para o seu pleno potencial , uma aplicação de software deve ser desenvolvido de tal forma que ele pode dividir seu processamento precisa entre cada núcleo , usando o que é chamado de " Multi- Threading. " Dependendo do tipo de aplicação de software a ser criado , este pode ser muito difícil . Outra desvantagem desta situação é que, antes de processadores multi-core eram comumente usados , alguns programas de computador foram criados para usar multi- threading. Isso significa que muitos programas mais antigos podem não ver a melhoria do desempenho tanto de processadores multi-core .