? Identificação por radiofrequência , ou RFID , é um método de transferência de dados sem fio a partir de etiquetas inteligentes ligados a objetos. Ele pode ser usado para muitas finalidades diferentes , incluindo acompanhamento de estoque em um armazém e verificar a identidade de um animal através de um chip sob a pele. As etiquetas RFID armazenar seus dados em chips de memória de silício similares a um pen drive USB. No entanto , a especificidade da memória pode mudar, dependendo do tipo de etiqueta utilizada . RFID
sistemas RFID são compostos por três componentes principais: as marcas , um leitor e um computador host central. O processo começa com o leitor o envio de um sinal sem fio para fora pedindo marcas na faixa de responder . As tags em seguida, pegar o sinal e transmiti-lo de volta para o leitor, que por sua vez passa os dados para o computador central para processamento. Com base nos dados recebidos pelo leitor, o computador central é capaz de determinar onde cada item marcado está localizado fisicamente.
Passivos Marcações
Existem dois tipos de RFID Tags - passivos e ativos . As etiquetas passivas não têm uma fonte de energia externa . Eles são totalmente alimentado pela pequena corrente elétrica gerada por ondas de rádio do leitor. Essas marcas tendem a ter capacidades de memória de alguns pedaços de cerca de um kilobyte . Eles costumam usar eletricamente Erasable Programmable Read-Only Memory (EEPROM) para armazenar seus dados , como EEPROM não requer uma fonte de alimentação constante , a fim de reter informações.
Ativos Marcações
Ao contrário de etiquetas passivas , etiquetas ativas têm sua própria fonte de alimentação interna . A energia adicional da bateria pode ser usado para permitir que essas marcas para transmitir mais do que os seus homólogos passivas . Além disso, os tags ativos pode usar com maior capacidade de memória estática de acesso aleatório ( SRAM) , que não poderia ser usado com etiquetas passivas , uma vez que requer energia para funcionar. A capacidade de memória de etiquetas RFID ativas pode ir até cerca de 128 Kb . No entanto, a SRAM é mais caro do que EEPROM.
Usa
O conteúdo real dos dados armazenados na memória de um tag RFID varia de acordo com o propósito dessa tag. Por exemplo, em um sistema de controle de estoque simples, a memória pode conter apenas um número identificador único atribuído a cada tipo de produto no armazém. No entanto, um chip usado para rastrear um animal pode conter informações adicionais que poderiam ser usados por veterinários , como os detalhes de contato do proprietário do animal, idade do animal e registros veterinários.