O fator de armazenamento q, também conhecido como fator de qualidade
, é um parâmetro sem dimensão que descreve o amortecimento de um sistema oscilante. É uma medida de como um oscilador é subdompado; Um alto fator Q indica uma baixa taxa de perda de energia em relação à energia armazenada do oscilador. Em termos mais simples, diz a você quanto tempo as oscilações persistirão antes de deteriorar -se a nada.
Aqui está um colapso de seu significado em diferentes contextos:
*
sistemas ressonantes (por exemplo, circuitos LC, ressonadores mecânicos): Q representa a proporção da energia armazenada no ressonador e a energia dissipada por ciclo. Um q mais alto significa que as oscilações continuarão por muitos ciclos antes que a energia significativa seja perdida. Matematicamente, geralmente é definido como:
Q =2π * (energia armazenada) / (energia dissipada por ciclo)
Ou, equivalentemente, em termos de frequência ressonante (ω₀) e largura de banda (Δω):
Q =ω₀ / Δω
*
Sistemas mecânicos: Em um sistema mecânico como um pêndulo, Q descreve quantas oscilações ocorrem antes que a amplitude decai significativamente. Um pêndulo Q alto balançará por um longo tempo antes de parar.
*
sistemas elétricos (por exemplo, circuitos RLC): Em um circuito RLC (resistor, indutor, capacitor), q está relacionado à resistência, indutância e capacitância. Um q mais alto indica um pico de ressonância mais nítida na resposta de frequência.
em resumo: Um fator Q mais alto implica:
* Duração mais longa de oscilação
* Pico de ressonância mais nítida
* Menos amortecimento
* Maior seletividade (em filtros)
Um fator Q baixo indica o oposto:oscilações se deterioram rapidamente, um amplo pico de ressonância e amortecimento significativo. O valor de q pode variar de menos de 1 (fortemente amortecido) a milhares ou até milhões (altamente subdimbres).