A pasta `System Volume Information` no Windows é grande porque armazena arquivos cruciais do sistema relacionados aos pontos de restauração do sistema, cópias de sombra (versões anteriores de arquivos) e outras funções do sistema. O tamanho flutua dependendo de vários fatores:
*
Pontos de restauração do sistema: Esses instantâneos da configuração do seu sistema são armazenados aqui. Quanto mais frequentes os pontos de restauração do sistema são definidos (nas propriedades do sistema) e mais alterações foram feitas no seu sistema desde o último ponto de restauração, maior essa pasta se tornará. Cada ponto de restauração ocupa um espaço considerável.
*
Cópias de sombra (versões anteriores): Recurso de histórico de arquivos interno do Windows, que permite reverter arquivos para versões anteriores, depende de cópias de sombra armazenadas no `System Volume Information`. Quanto mais arquivos você tiver e mais frequentemente eles alterarem, mais cópias de sombra do espaço de armazenamento consumirão. Isso é particularmente verdadeiro para arquivos grandes, como vídeos ou bancos de dados.
*
Outros arquivos do sistema: Além de restaurar pontos e cópias de sombra, a pasta também contém arquivos temporários e outros dados usados por vários processos do sistema, incluindo serviços de indexação e software antivírus. Esses arquivos geralmente são temporários, mas podem se acumular ao longo do tempo.
*
escondido e protegido: A pasta está intencionalmente oculta e protegida do acesso casual para manter a estabilidade do sistema. Tentar excluir manualmente seu conteúdo pode danificar seriamente seu sistema.
em suma: O tamanho grande geralmente reflete a profundidade do histórico do seu sistema e sua dependência de recursos projetados para proteger os dados e facilitar a recuperação. A limpeza regular dos pontos de restauração (usando a limpeza do disco) pode ajudar a reduzir o tamanho da pasta, mas não exclua a própria pasta.