Não há limite fixo para o número de vezes que um disco rígido pode ser formatado. Embora a formatação repetida * possa * contribuir para o desgaste por um período muito longo, o número de formatos antes que uma unidade falhe tem muito mais probabilidade de ser determinado por outros fatores como:
*
desgaste mecânico: As partes móveis de um disco rígido (leia/escreva cabeças, pratos) estão sujeitas a desgaste do uso normal, independentemente da formatação. Esta é a causa mais comum de falha no disco rígido.
*
Surros de energia e outros fatores ambientais: Os danos causados por flutuações de energia ou temperaturas extremas podem superar em muito qualquer dano causado por formatação repetida.
*
Defeitos de fabricação: Algumas unidades podem ter falhas inerentes que levam ao fracasso, independentemente de como são usadas.
*
setores ruins: A acumulação de setores ruins (áreas do disco que não podem mais armazenar dados de armazenamento confiável) é um fator mais significativo do que a formatação na determinação da vida útil.
Em resumo, embora teoricamente exista um limite baseado no desgaste físico do disco, praticamente falando, é muito mais provável que você encontre outros modos de falha muito antes do processo de formatação causar um problema. É improvável que você chegue a um ponto em que a formatação é o fator limitante na vida útil da unidade.