A utilização do disco de paginação refere -se à porcentagem de tempo em que o disco rígido (ou SSD) está ativamente envolvido na leitura e gravação de arquivos de paginação (também conhecidos como arquivos de troca ou arquivos de página). Esses arquivos são usados pelo sistema operacional como uma extensão da RAM quando a memória física do sistema está cheia.
Quando a RAM é insuficiente, o sistema operacional se move com menos frequência dados (páginas de memória) da RAM para o arquivo de paginação no disco rígido. Esse processo é chamado *pagando *ou *trocando *. Quando esses dados são necessários novamente, eles são recuperados do arquivo de paginação de volta para a RAM - *pag, *ou *trocando *.
A utilização de disco de alta paginação indica que o sistema freqüentemente paga dados de e para o disco rígido. Este é um gargalo de desempenho significativo, porque os discos rígidos são muito mais lentos que o RAM. A alta utilização geralmente resulta em desacelerações, congelamentos e falta de resposta do sistema geral. É um indicador claro de que o sistema não possui RAM suficiente para sua carga de trabalho atual.
Em resumo:a utilização do disco de paginação é uma medida de quão difícil seu disco rígido está trabalhando para compensar a RAM insuficiente. A baixa utilização é boa; A alta utilização é ruim.