A capacidade de armazenamento de um computador refere -se à quantidade de dados que ele pode reter. Esses dados podem ser qualquer coisa, desde sistemas operacionais e aplicativos até arquivos de usuário, como documentos, imagens, vídeos e músicas. É medido em unidades de bytes, com unidades maiores usadas para maiores quantidades de dados:
*
bit (b): A menor unidade, representando um 0 ou 1.
*
byte (b): 8 bits. Esta é a unidade básica para medir o armazenamento de dados.
*
kilobyte (kb): 1.024 bytes (aproximadamente 1.000 bytes).
*
megabyte (MB): 1.024 Kilobytes (aproximadamente 1 milhão de bytes).
*
gigabyte (GB): 1.024 megabytes (aproximadamente 1 bilhão de bytes).
*
Terabyte (TB): 1.024 gigabytes (aproximadamente 1 trilhão de bytes).
*
petabyte (pb): 1.024 terabytes (aproximadamente 1 quadrilhão bytes).
*
exabyte (eb): 1.024 petabytes (aproximadamente 1 quintilhão de bytes).
*
zettabyte (zb): 1.024 exabytes.
*
yottabyte (yb): 1.024 Zettabytes.
Nota:Embora as aproximações usando poderes de 10 sejam comuns na linguagem cotidiana, os valores reais são poderes de 2 (1024) devido à natureza binária dos sistemas de computador.
Os computadores usam diferentes tipos de armazenamento, cada um com capacidades e velocidades variadas:
*
RAM (memória de acesso aleatório): Isso é memória volátil, o que significa que os dados são perdidos quando a energia é desligada. É usado para executar programas e dados em execução ativamente aos quais o computador precisa de acesso imediato. A capacidade é normalmente medida em gigabytes (GB).
*
Dispositivos de armazenamento: Estes não são voláteis, o que significa que os dados persistem mesmo quando a energia está desativada. Eles vêm de várias formas:
*
unidades de disco rígido (HDDs): As unidades tradicionais de disco giratório, oferecendo grandes capacidades a um custo relativamente baixo por gigabyte, mas mais lentas velocidades de acesso que os SSDs. As capacidades variam de terabytes a petabytes em sistemas de nível corporativo.
*
unidades de estado sólido (SSDs): Use a memória flash, oferecendo velocidades de leitura e gravação muito mais rápidas que os HDDs, mas geralmente a um custo mais alto por gigabyte. As capacidades variam de gigabytes a terabytes.
*
discos ópticos (CDs, DVDs, Blu-ray): Capacidade relativamente baixa e velocidades de acesso mais lentas em comparação com HDDs e SSDs; usado principalmente para arquivar ou distribuir dados.
*
unidades flash USB (unidades de polegar): Dispositivos de armazenamento portáteis com capacidades que variam de gigabytes a terabytes.
*
armazenamento em nuvem: Espaço de armazenamento fornecido por serviços on -line (como Google Drive, Dropbox, OneDrive, etc.). A capacidade varia muito, dependendo do plano e do provedor de serviços.
A capacidade total de armazenamento de um computador é a soma das capacidades de todos os seus dispositivos de armazenamento. Por exemplo, um computador pode ter 16 GB de RAM, um HDD de 1 TB e um SSD de 500 GB, dando a ele uma capacidade de armazenamento total excedendo significativamente 1 TB (considerando apenas armazenamento não volátil). A escolha dos dispositivos de armazenamento e suas capacidades depende do uso e orçamento pretendidos do computador.