Acesso seqüencial em mídia de armazenamento significa acessar dados em uma ordem predeterminada, um após o outro, começando do início. Você não pode pular diretamente para um ponto de dados específico; Você deve passar por todos os dados anteriores para alcançá -los. Pense nisso como uma fita cassete-para chegar ao rastreamento 5, você precisa acelerar as faixas anteriores 1-4.
Exemplos de acesso seqüencial em mídia de armazenamento: *
fitas magnéticas: Os dados são armazenados linearmente em uma fita magnética. Para acessar uma peça de dados específica, a cabeça da fita deve se mover fisicamente através da fita, lendo dados sequencialmente até encontrar o local desejado. Isso é extremamente lento para acesso aleatório, mas muito eficiente para fazer backup de grandes quantidades de dados em uma única operação contínua.
*
Discos de disquete mais antigos: Embora não seja estritamente * apenas * sequencial, os discos de disquete tinham um componente de acesso seqüencial significativo. O chefe de leitura/gravação teve que atravessar as faixas do disco, tornando o acesso aleatório mais lento do que as tecnologias posteriores.
*
Algumas formas iniciais de discos rígidos: Os discos rígidos muito cedo também exibiram características de acesso mais seqüenciais do que as modernas, embora isso tenha sido menos pronunciado devido à natureza dos pratos e cabeças.
*
Dados de streaming: Quando você transmite um vídeo ou arquivo de áudio, ele é acessado sequencialmente. O player solicita dados do servidor em ordem e a reprodução não pode pular diretamente para um ponto específico sem buffer essa seção primeiro. É menos sobre a própria mídia de armazenamento (que pode estar em um SSD rápido) e mais sobre o método de acesso.
Contraste com o acesso aleatório: O acesso seqüencial é contrastado com *acesso aleatório *, onde qualquer ponto de dados pode ser acessado diretamente sem precisar passar por todos os dados anteriores. As unidades de disco rígido (HDDs) e unidades de estado sólido (SSDs) oferecem acesso aleatório principalmente, embora a velocidade do acesso aleatório varie significativamente entre eles.
Em essência, o acesso seqüencial é adequado para armazenamento de arquivo e processamento em lote onde os dados são processados em ordem, enquanto o acesso aleatório é necessário para aplicações que requerem acesso rápido a pontos de dados individuais, como sistemas operacionais e bancos de dados.