A quantidade de dados que um dispositivo de armazenamento pode mover do meio para o computador por segundo é chamado de taxa de transferência de dados
ou
taxa de transferência . Geralmente é medido em
megabytes por segundo (mb/s) ou
gigabytes por segundo (gb/s) .
Aqui estão alguns exemplos de taxas de transferência de dados:
*
unidades de disco rígido (HDDs): Normalmente, possui taxas de transferência de dados de cerca de 100-200 MB/s.
*
unidades de estado sólido (SSDs): Pode obter taxas de transferência de dados muito mais rápidas, variando de 500 MB/s a mais de 7000 Mb/s para unidades NVME de ponta.
*
unidades USB: As taxas de transferência variam dependendo do padrão USB. As unidades USB 3.0 podem atingir velocidades de cerca de 600 Mb/s, enquanto as unidades USB 3.1 e 3.2 podem atingir velocidades ainda mais altas.
*
conexões de rede: As taxas de transferência de dados são determinadas pela tecnologia de rede e pelo tipo de conexão. Por exemplo, uma conexão Ethernet Gigabit possui uma velocidade máxima teórica de 1 gigabit por segundo (Gbps), que é equivalente a cerca de 125 Mb/s.
A taxa de transferência de dados real que você experimenta dependerá de vários fatores, como o tipo de dispositivo de armazenamento, a interface usada para conectá -lo ao computador, o tamanho do arquivo e o desempenho geral do sistema.