A parte de um disco rígido que move o mais rápido que as cabeças de leitura e gravação é a faixa
mais interna .
Aqui está o porquê:
*
rotação: Discos duros giram a uma velocidade constante. Isso significa que todos os pontos no disco giram na mesma velocidade angular.
*
velocidade linear: Enquanto a velocidade angular é constante, a velocidade linear (a velocidade na qual um ponto no disco passa das cabeças de leitura/gravação) varia com o raio da pista.
*
interno vs. faixas externas: A faixa mais interna tem o menor raio, resultando na maior velocidade linear. As faixas externas têm raios maiores e, portanto, baixas velocidades lineares.
Por que isso é desejável para arquivos comumente usados: *
acesso mais rápido: Quanto mais rápido os dados girarem nas cabeças de leitura/gravação, mais rápido os dados podem ser acessados.
*
desempenho: A colocação de arquivos frequentemente acessados nas faixas mais internas pode melhorar significativamente o desempenho geral do sistema.
Nota: Os discos rígidos modernos usam técnicas como a gravação de bits da zona (ZBR) para otimizar o armazenamento de dados. Na ZBR, as faixas externas armazenam mais dados por unidade de espaço do que as faixas internas, aproveitando a velocidade linear inferior. No entanto, o conceito de faixa interna com a velocidade linear mais rápida permanece relevante para acessar os arquivos rapidamente.