Não há resposta única para a forma como os dispositivos de armazenamento rápido acessam dados em segundos, porque depende de muitos fatores:
*
Tipo de armazenamento: Os discos rígidos, SSDs, RAM e até armazenamento em nuvem têm velocidades de acesso muito diferentes.
*
Modelo específico: Mesmo dentro de um tipo de armazenamento, os modelos podem ter desempenho variável.
*
Localização de dados: Os dados armazenados mais próximos das cabeças de leitura/gravação em uma unidade acessarão mais rapidamente do que os dados mais distantes.
*
Outros fatores do sistema: Coisas como a interface do barramento, a velocidade do controlador e até o sistema operacional podem influenciar os tempos de acesso.
Aqui está uma ideia geral dos tempos de acesso em segundos: *
RAM: Nanossegundos (bilhões de um segundo). Mais rápido, mas também volátil (dados perdidos quando desligados).
*
ssd: Microssegundos (milionésimos de segundo). Significativamente mais rápido que os HDDs.
*
HDD: Milissegundos (milésimos de segundo). Mais lento que os SSDs, mas normalmente maior capacidade.
*
armazenamento em nuvem: Amplamente variável, dependendo da localização, conexão de rede e provedor de serviços. Pode ser muito mais lento que o armazenamento local.
Em vez de focar em segundos, é mais útil comparar tecnologias de armazenamento com base em: *
Leia/gravação velocidades: Medido em MB/S (megabytes por segundo) ou GB/S (gigabytes por segundo).
*
Latência: O tempo necessário para que uma solicitação seja processada e os dados a serem entregues. Medido em milissegundos.
Lembre -se de que o armazenamento "mais rápido" é o que atende às suas necessidades específicas. Considere o aplicativo, o orçamento e o desempenho necessário.