As informações são armazenadas em um computador em formato binário, que utiliza apenas dois dígitos:0 e 1. Esses dígitos são chamados de bits e são agrupados em bytes, que são compostos por oito bits. Cada byte pode representar um único caractere, como uma letra ou um número.
Os bits são armazenados em mídias físicas, como discos rígidos e unidades de estado sólido. Cada bit é representado por um pequeno campo magnético ou por um capacitor carregado ou descarregado. Quando um bit é lido do armazenamento, o campo magnético ou carga elétrica é detectado e convertido novamente em 0 ou 1.
As informações também podem ser armazenadas em memória não volátil, como ROM (memória somente leitura) e memória flash. Este tipo de memória não necessita de energia para manter os dados armazenados, por isso é frequentemente utilizada para armazenar programas e outros dados importantes que precisam ser preservados mesmo quando o computador está desligado.
Finalmente, as informações também podem ser armazenadas em memória temporária, como RAM (memória de acesso aleatório). Este tipo de memória é usado para armazenar dados que estão sendo processados pelo computador e são perdidos quando o computador é desligado.