Volume Simples: Um volume simples é uma extensão única de espaço livre em um disco dinâmico. Ele pode ser formatado com qualquer sistema de arquivos compatível com Windows, como NTFS, FAT32 ou exFAT.
Volume estendido: Um volume estendido é um conjunto de dois ou mais volumes simples que são combinados para aparecer como um único volume. Os volumes simples em um volume estendido podem estar no mesmo disco ou em discos diferentes.
Volume listrado: Um volume distribuído é um conjunto de dois ou mais volumes simples combinados para fornecer desempenho de leitura e gravação mais rápido. Os dados em um volume distribuído são distribuídos pelos volumes simples, para que diversas operações de leitura e gravação possam ocorrer simultaneamente.
Volume espelhado: Um volume espelhado é um conjunto de dois volumes simples que são cópias idênticas um do outro. Se um dos volumes simples em um volume espelhado falhar, o outro volume simples poderá ser usado para restaurar os dados.
Volume RAID-5: Um volume RAID-5 é um conjunto de três ou mais volumes simples combinados para fornecer tolerância a falhas e desempenho aprimorado de leitura e gravação. Os dados em um volume RAID-5 são distribuídos pelos volumes simples e as informações de paridade são usadas para proteger os dados.
Partição GPT :
Uma partição GPT é uma partição em uma tabela de partição GUID (GPT). É um padrão de tabela de partição mais recente que está substituindo gradualmente o antigo padrão de tabela de partição Master Boot Record (MBR). As partições GPT podem ser maiores que 2 TB e suportam mais de quatro partições primárias.
Volumes Dinâmicos :volumes dinâmicos são partições lógicas que podem ser criadas em discos dinâmicos. Eles podem ser criados, excluídos e ampliados enquanto o computador está online e sem qualquer perda de dados. Os volumes dinâmicos oferecem recursos adicionais e flexibilidade não disponíveis em discos básicos, como a capacidade de criar volumes estendidos, distribuídos, espelhados e RAID-5.