Existem alguns motivos pelos quais o tamanho de um arquivo ou pasta no disco pode ser menor que o tamanho relatado pelo sistema operacional.
*
Compressão: Alguns sistemas de arquivos, como o NTFS, usam compactação para reduzir a quantidade de espaço que os arquivos e pastas ocupam no disco. Quando um arquivo ou pasta é compactado, seu tamanho no disco será menor que seu tamanho real.
*
Arquivos esparsos: Um arquivo esparso é um arquivo que contém muito espaço vazio. Quando um arquivo esparso é criado, o sistema operacional aloca apenas a quantidade de espaço realmente necessária para os dados do arquivo. O restante do arquivo fica vazio. Isso pode resultar em uma diferença significativa entre o tamanho do arquivo e o tamanho do disco.
*
Links físicos: Um link físico é uma referência a um arquivo ou pasta armazenado em outro local do disco. Quando um link físico é criado, o sistema operacional não cria uma nova cópia do arquivo ou pasta. Em vez disso, ele simplesmente cria uma nova referência ao arquivo ou pasta existente. Isso significa que o tamanho no disco de um arquivo ou pasta com links físicos será menor que o tamanho do próprio arquivo ou pasta.
Além desses fatores, o tamanho do disco de um arquivo ou pasta também pode ser afetado pela tabela de alocação de arquivos (FAT) do sistema operacional. A FAT é uma tabela que controla quais clusters no disco são usados por quais arquivos e pastas. Quando um arquivo ou pasta é excluído, o sistema operacional marca os clusters que foram usados pelo arquivo ou pasta como livres. No entanto, os dados nesses clusters não são realmente excluídos até que o sistema operacional os substitua por novos dados. Isso significa que o tamanho no disco de um arquivo ou pasta excluído pode ser maior que o tamanho do próprio arquivo ou pasta.