Os dados são armazenados em dispositivos de armazenamento de diversas maneiras, dependendo do tipo de dispositivo.
Unidades de disco rígido (HDDs) use discos magnéticos para armazenar dados. Os discos são revestidos com uma fina camada de material magnético e os dados são gravados nos discos através da magnetização de pequenas áreas do material. Os dados são lidos detectando os campos magnéticos criados pelas áreas magnetizadas.
Unidades de estado sólido (SSDs) use memória flash para armazenar dados. A memória flash é um tipo de memória não volátil que pode ser apagada e reescrita várias vezes. Os SSDs são muito mais rápidos que os HDDs porque não há partes móveis e os dados podem ser acessados diretamente.
Dispositivos de armazenamento óptico , como CDs, DVDs e Blu-rays, usam lasers para ler e gravar dados. Os lasers criam depressões e saliências na superfície dos discos, e os dados são lidos detectando os reflexos da luz do laser nas depressões e saliências.
Fitas magnéticas são outro tipo de dispositivo de armazenamento que usa material magnético para armazenar dados. As fitas são revestidas com uma fina camada de material magnético e os dados são gravados nas fitas através da magnetização de pequenas áreas do material. Os dados são lidos detectando os campos magnéticos criados pelas áreas magnetizadas.
Armazenamento em nuvem é um tipo de armazenamento que é acessado pela internet. Os dados são armazenados em servidores localizados em data centers em todo o mundo. O armazenamento em nuvem é conveniente e pode ser acessado de qualquer dispositivo com conexão à Internet.
A quantidade de dados que pode ser armazenada em um dispositivo de armazenamento depende do tipo de dispositivo e de sua capacidade. HDDs e SSDs podem armazenar terabytes (TB) de dados, enquanto dispositivos de armazenamento óptico podem armazenar gigabytes (GB) de dados. As fitas magnéticas podem armazenar centenas de GB de dados e o armazenamento em nuvem pode armazenar quantidades virtualmente ilimitadas de dados.