Os arquivos são armazenados em um disco rígido usando uma tecnologia chamada armazenamento magnético. O armazenamento magnético funciona usando uma cabeça magnética para ler e gravar dados em um disco giratório revestido com um material magnético. A cabeça magnética usa um campo magnético para magnetizar pequenas áreas do disco, que podem então ser lidas pela cabeça.
Os dados em um disco rígido são organizados em trilhas, setores e clusters. As trilhas são círculos concêntricos no disco e os setores são divisões da trilha. Clusters são grupos de setores alocados em arquivos. Quando um arquivo é gravado no disco, ele é dividido em clusters e armazenado no espaço disponível no disco.
O tamanho de um disco rígido é medido em gigabytes (GB) ou terabytes (TB). Um gigabyte é igual a 1.000.000.000 bytes e um terabyte é igual a 1.000.000.000.000 bytes. A capacidade de um disco rígido é determinada pelo número de trilhas, setores e clusters no disco.
Os discos rígidos são um dos componentes mais importantes de um computador. Eles armazenam todos os dados necessários para executar o computador, incluindo sistema operacional, aplicativos e arquivos. Sem um disco rígido, um computador não seria capaz de funcionar.
Aqui está uma visão geral simplificada de como os arquivos são armazenados em um disco rígido:
1. O arquivo é dividido em clusters.
2. Os clusters são armazenados no espaço disponível no disco.
3. A localização do arquivo é armazenada no sistema de arquivos.
4. Quando o arquivo é aberto, os clusters são lidos do disco e remontados no arquivo.
Esta é apenas uma visão geral básica de como os arquivos são armazenados em um disco rígido. O processo real é muito mais complexo, mas deve lhe dar uma compreensão geral de como funciona.