1. Armazenamento primário (memória principal) -
Memória de acesso aleatório (RAM): A RAM armazena os programas e dados que a CPU está executando atualmente. É uma memória volátil, o que significa que seu conteúdo é perdido quando o computador é desligado.
-
Memória Cache: A memória cache é uma pequena quantidade de memória muito rápida usada para armazenar dados e instruções usados com frequência. É mais rápido que a RAM, mas também é mais caro e tem menor capacidade.
2. Armazenamento Secundário (Armazenamento Auxiliar) -
Unidade de disco rígido (HDD): HDDs são a forma tradicional de armazenamento secundário. Eles consistem em um ou mais discos giratórios revestidos com material magnético. Os dados são armazenados nos discos em círculos concêntricos chamados “trilhas”, que são divididos em setores.
-
Unidade de estado sólido (SSD): SSDs são uma forma mais recente de armazenamento secundário que usa memória flash para armazenar dados. Eles são muito mais rápidos que os HDDs, mas também são mais caros e têm menor capacidade.
-
Dispositivos de armazenamento óptico: Dispositivos de armazenamento óptico, como CDs, DVDs e discos Blu-ray, usam um laser para ler e gravar dados em um disco plástico. Eles são relativamente baratos e têm uma vida útil longa, mas não são tão rápidos quanto os HDDs ou SSDs.
-
Fita magnética: A fita magnética é uma forma tradicional de armazenamento secundário que utiliza uma fita magnética para armazenar dados. É barato e tem uma capacidade muito elevada, mas também é muito lento.
3. Armazenamento em nuvem - O armazenamento em nuvem é um tipo de armazenamento acessado pela Internet. Ele é fornecido por um provedor terceirizado e pode ser usado para armazenar qualquer tipo de dados. O armazenamento em nuvem é frequentemente usado para armazenar dados que não são acessados com frequência ou que precisam ser compartilhados com outras pessoas.