Diretório DOSBox refere-se a uma pasta em seu computador onde os arquivos relacionados ao DOSBox, como o próprio emulador DOSBox, executáveis de jogos e arquivos de configuração, são armazenados. Quando você instala o DOSBox, ele normalmente cria uma pasta DOSBox no local de instalação escolhido. Esta pasta contém o emulador DOSBox (DOSBox.exe), um conjunto de arquivos de configuração e, às vezes, utilitários e ferramentas adicionais.
Dentro do diretório DOSBox, você pode encontrar os seguintes arquivos e pastas:
1. DOSBox.exe :Este é o principal arquivo executável do emulador DOSBox. Ao executar o DOSBox, este arquivo é responsável por iniciar e gerenciar o ambiente DOSBox.
2.
Arquivos de configuração (dosbox-0.74.conf, dosbox-SVN.conf, etc.) :São arquivos de texto que contêm várias configurações do DOSBox. Eles definem parâmetros como tipo de CPU emulada, tamanho da memória, configurações de som e gráficos e muito mais.
3.
Autoexec.bat :Este é um arquivo em lote que é executado automaticamente quando o DOSBox é iniciado. Ele pode ser usado para definir comandos e configurações específicas antes de iniciar jogos ou aplicativos.
4.
Unidades montáveis :DOSBox permite montar pastas ou unidades de seu sistema operacional host como unidades virtuais dentro do ambiente DOSBox. Essas unidades são normalmente representadas por letras como “C:”, “D:”, etc.
5.
Executáveis do jogo :Os arquivos que iniciam seus jogos ou aplicativos DOS estarão localizados no diretório DOSBox ou nas pastas montadas que representam os diretórios de seus jogos.
6.
Utilitários e ferramentas adicionais :O DOSBox também pode incluir ferramentas ou utilitários adicionais no diretório, como utilitários DOS, editores externos e documentação.
Você pode modificar o diretório DOSBox e seu conteúdo para personalizar o funcionamento do DOSBox. Por exemplo, você pode adicionar novos executáveis de jogo, modificar arquivos de configuração para aprimorar gráficos e som ou montar pastas contendo software ou utilitários DOS adicionais.