Aqui estão algumas técnicas para reduzir o tempo necessário para mover arquivos de um disco rígido para um pen drive:  
1. Use uma conexão USB 3.0:  Certifique-se de que tanto o seu computador quanto o pen drive suportam USB 3.0. O USB 3.0 oferece velocidades de transferência significativamente mais rápidas em comparação com o USB 2.0.   
2. Pen Drive de alta velocidade:  Invista em um pen drive de alta velocidade que suporte velocidades rápidas de leitura e gravação. Procure pen drives com USB 3.0 ou mesmo USB 3.1 ou USB 3.2 Gen 1 (anteriormente conhecido como USB 3.1 Gen 1) para transferências ainda mais rápidas.   
3. Otimizar sistema de arquivos:  Formate o pen drive com um sistema de arquivos eficiente como exFAT ou NTFS, otimizado para transferências de arquivos grandes. exFAT é particularmente adequado para pen drives devido à sua compatibilidade com os sistemas operacionais Windows e Mac.   
4. Desfragmentar disco rígido:  Se você estiver transferindo arquivos de uma unidade de disco rígido mecânica, considere desfragmentar a unidade para otimizar a organização física dos dados e reduzir o tempo necessário para acessar e transferir arquivos.   
5. Feche programas desnecessários:  Certifique-se de fechar todos os programas que possam estar usando muitos recursos do sistema ou acessando o disco rígido antes de iniciar a transferência de arquivos.   
6. Evite transferir grandes números de arquivos pequenos:  Consolide vários arquivos pequenos em um único arquivo compactado (como um arquivo zip) antes de transferi-los. Isso pode reduzir significativamente o tempo necessário para transferir vários arquivos pequenos.   
7. Desative a verificação antivírus durante a transferência:  Desative temporariamente qualquer software antivírus ou processos de verificação em tempo real durante a transferência de arquivos. Às vezes, isso pode diminuir a velocidade de transferência. Lembre-se de reativá-los após a conclusão da transferência.   
8. Copiar em vez de recortar e colar:  Use os comandos “copiar” e “colar” em vez de “recortar” e “colar” ao transferir arquivos. Recortar e colar exige que os dados sejam movidos e reescritos, enquanto copiar e colar duplica e não altera os dados originais, o que pode ser mais rápido.   
9. Mova arquivos grandes primeiro:  Se você estiver transferindo uma mistura de arquivos pequenos e grandes, priorize primeiro a transferência de arquivos maiores. Arquivos menores podem ser copiados rapidamente enquanto os arquivos grandes são transferidos em segundo plano.   
10. Reduza a sobrecarga de cópia de arquivos:  Ative o cache de gravação no pen drive, se compatível. O cache de gravação armazena temporariamente os dados na memória do pen drive antes de gravá-los no armazenamento, o que pode melhorar a velocidade de transferência.