discos rígidos internos são o cérebro do computador. Os dados são armazenados nas travessas do disco rígido , que giram no interior do recinto . Os discos rígidos geralmente têm duas conexões : uma fornece a alimentação para a unidade de girar , o outro liga a unidade à placa-mãe , permitindo que os outros componentes do computador para trabalhar com os dados na unidade . Identificação
Ao contrário dos discos rígidos externos , discos rígidos internos são "matéria ", e não são capazes de ser utilizados como unidades autônomas fora do computador. Eles são fechados e têm uma etiqueta identificando neles , que lista o fabricante , capacidade e muitas vezes o número de série. Discos rígidos internos também têm jumpers , que permite que os computadores para diferenciar entre várias unidades internas , nos casos em que existem dois ou mais discos rígidos instalados.
Tipos
Há quatro tipos comuns de discos rígidos internos encontrados em PCs : ATA , IDE (ou PATA ), SAS e SCSI , que se referem aos tipos de ônibus . Além disso , existem algumas outras variedades de discos rígidos internos que são exclusivamente encontrados em servidores . Os discos rígidos não são plataforma específica , ou seja, um disco rígido de um PC com Windows pode ser removido e instalado em uma máquina Macintosh ou Linux, e ser reformatado ( o que resulta na perda de todos os dados na unidade ) .
Tamanho
o tamanho do disco rígido , geralmente refere-se à capacidade , e não o tamanho físico. Discos rígidos internos vêm em muitos tamanhos . O tamanho físico é de 2,5 " para computadores portáteis , ou 3,5 " para os modelos de desktop. A capacidade varia , em qualquer lugar a partir de 20MB no início de 1990 , para a TB vários modelos ( terabyte ) que são comuns hoje. Outro número importante é a taxa de transferência de dados , o que determina o quão rápido o carro é capaz de acessar os dados.
História
IBM inventou o disco rígido em 1956. Essas unidades 5MB eram extremamente caro e muito pesado , sobre o tamanho de grandes frigoríficos. No momento em que a onda de PC em casa bater na década de 1980 , as unidades foram até uma gerenciável 5 1/2 " , mas ainda tinha uma capacidade limitada . Não foi até 1991 que o planalto de 100MB foi atingido ( por esta altura, interno discos rígidos eram um padrão de 3 1/2 ") , ea barreira terabyte não foi quebrado até o século 21.
Especialista introspecção
discos rígidos também tendem a acidente quando eles estão cheios de capacidade ( especialmente aqueles que detêm o software do sistema ) , por isso é uma boa prática para verificar em quanto espaço livre é deixado na unidade. Além disso , os discos rígidos ficam fragmentados , então pedaços de os mesmos dados não são contíguos , ou seja, a unidade tem de trabalhar mais (e é mais lento) durante a leitura dos dados. Computadores Windows e Macintosh têm built-in utilitários que são facilmente capazes de desfragmentar um disco rígido.