Conectividade é uma palavra que você vai ouvir muitas vezes ao realizar praticamente qualquer avaliação de hardware. Os discos rígidos não são exceção quando se trata de os tipos disponíveis de conexões que você tem à sua disposição na escolha de hardware, e escolher o tipo incorreto pode prejudicar severamente o desempenho do seu sistema. Função
Ao contrário de alguns tipos de conexão de hardware que não têm nenhuma influência sobre a velocidade ou desempenho , ligações de disco rígido determinam os protocolos de comunicação utilizados pela unidade de disco rígido para transmitir dados. Esse fato significa que a escolha do tipo errado pode afetar adversamente sua estabilidade do sistema.
Tipos
Existem três tipos de conexão de relevância quando se trata de computadores não nível empresarial. Estes são EIDE (Enhanced Integrated Device ), SATA /SATA II (Serial Advanced Technology Attachment ) , e , em menor medida, SAS (Serial Attached SCSI ) .
Equívocos
Embora SAS e SATA /SATA II usar um conector físico intercambiáveis , eles usam diferentes tecnologias de sinalização. Assim, ligar uma unidade SAS em uma porta SATA /SATA II fará com que a unidade SAS para correr a uma velocidade reduzida.
Características
Ambos SATA /SATA II e apoio capacidades rápido de trocar SAS , ou seja, você não precisa desligar o computador para trocar drives.
Benefícios
As velocidades de transferência máximas para EIDE, SATA /SATA II , e SAS conexões de disco rígido são 133 MB /s, 150 MB /s /300 MB /s, e 600 MB /s, respectivamente .