? Avançado Integrated Drive Electronics ( EIDE ) unidades de disco rígido são realmente um outro nome para um padrão de comunicação da unidade conhecida como ATA ( Advanced Technology Attachment ) ou PATA ( Parallel ATA ) . ATA é diferente de outras normas da unidade em que o controlador da unidade reside na unidade , ou seja, a unidade pode se conectar diretamente ao controlador na placa-mãe . ATA é a tecnologia de unidade mais comum usado em PCs de hoje. Tipos
unidades EIDE cair sob o padrão ATA- 2. Também conhecido como ATA rápido, rápido ou IDE Ultra ATA , é uma melhoria no padrão ATA /IDE originais. Apoiou tamanhos de unidade até 8.4GB e introduziu novos PIO ( Programmed Input /Output) modos que aceleraram a transferência de dados entre a unidade eo computador. ATA -2 é considerado obsoleto hoje, mas as unidades que se enquadram padrões ATA mais recentes ainda são considerados EIDE , mesmo thoguh tecnicamente eles não são. O atual padrão ATA é SATA ou ATA Serial que utiliza um padrão de transmissão diferente do PATA mais velho que aumenta significativamente a velocidade .
História
O padrão IDE /ATA original é desenvolvido pela Western Digital e Compaq . Foi aprovado como um padrão pelo ANSI ( American National Standards Institute ) , um grupo que cria e aprova os padrões na indústria de computadores , em 12 de maio de 1994. Foi substituído por ATA-2/EIDE em 1996 . ANSI aprovado ATA -3 , em 1997 , ATA -4 , em 1998 , ATA -5 em 2000 e ATA -6 em 2001 --- mesmo ano SATA foi aprovado .
Função < br >
EIDE é uma tecnologia PATA , significando os dados são transmitidos em paralelo ( ou lado a lado ) em 16 dos fios do cabo . Unidades EIDE usar um cabo de fita que contém 40 conectores , mas 80 condutores (fios ) . Cada um dos 40 conectores se conecta a um condutor com um condutor que acaba morto deitado no meio. A transferência de dados é de fato o movimento da eletricidade . E, assim como a eletricidade pode saltar através das aberturas , poderia saltar para um condutor adjacente , destruindo os dados sobre ambos. Os condutores sem saída pegar todos os dados perdidos e proteger os dados sobre os fios adjacentes. Esta é uma melhoria significativa sobre ATA /IDE como o padrão usado apenas os 40 fios para transportar dados.
Características
unidades EIDE , sob o padrão ATA -2 , taxas de transferência suportadas até 16,6 MBps (megabytes por segundo). Isso significa que ele poderia transferir cerca de quatro músicas mp3 em um segundo. Também apoiou DMA ( Direct Memory Access) modos 1 e 2 . DMA permite que o disco rígido para colocar os dados diretamente na memória do sistema , ignorando muitos controladores e melhorar o desempenho global. Ele também foi o primeiro padrão para suportar grande bloco Addressing ( LBA) . LBA é o que primeiro permitiu unidades para ser maior do que 528 MB.
Equívocos
O termo EIDE é comumente usado para descrever qualquer unidade que usa um cabo condutor 80 . No entanto , foi apenas EIDE oficialmente utilizado para descrever ATA - 2 e 3 . Começando com ATA -4 , os padrões foram referidos como ultra- ATA e introduziu o ATAPI (ATA Packet Interface) padrão que permitiu que os CD- ROMs , unidades de fita e outros dispositivos.