? PATA discos rígidos , também conhecido como ATA paralelo e IDE, foram amplamente utilizados em computadores a partir de 1986 até 2003, quando a tecnologia foi antiquada pela especificação ATA serial. Unidades de disco rígido Parallel ATA foram usados pela primeira vez pela Compaq Computer Corp em 1986. Unidades de disco rígido Parallel ATA provaram confiáveis ao longo de sua vida útil do produto e , como tal, são encontrados ainda em uso nos sistemas de computador a partir de 2009 . História
A especificação original ATA paralelo foi desenvolvido por meio de uma joint venture entre a Western Digital Corp , a Control Data Corporation , e os computadores Compaq. Western Digital é creditado com o lançamento real do ATA paralela em 1986 , mesmo ano em computadores Compaq começou a sua aplicação generalizada em seus sistemas OEM.
Função
A ATA paralela define um cabo de dados , conector de dados e controlador de arquitetura disco rígido. Ao contrário dos discos rígidos anteriores, uma unidade ATA paralelo contém seu próprio controlador da unidade independente que está fisicamente ligado ao próprio disco. Isso está em contraste com os discos rígidos anteriores que utilizavam controladores de disco rígido que foram construídos na placa-mãe . A própria unidade ATA paralela funciona como uma área de armazenamento de sistema permanente que contém o sistema operacional, os aplicativos de usuário e os arquivos do usuário .
Parallel ATA interface
A final revisão da interface ATA paralela exige um cabo de fita de 80 pinos que suporta até dois dispositivos e constitui um único canal de dados para a placa-mãe . Este cabo conecta , em cada extremidade , a um conector macho com chave no disco rígido e placa-mãe. A interface ATA paralela era capaz de transferências de dados de até 133 MB por segundo entre dois dispositivos.
Tipos
A especificação ATA paralelo passou por seis revisões. A corrente ATA paralelo é conhecido como ATA- 6. Embora esta especificação foi originalmente destinado apenas para discos rígidos , tem sido adaptada para suportar outros dispositivos, como drives de disquete e gravadores de CD /DVD . Embora a especificação da unidade ATA paralelo tornou-se comum em muitas aplicações , não conseguiu entrar no mercado de disco rígido externo , devido ao curto comprimento máximo do cabo , de 18 polegadas , permitida pela interface.
Considerações
Embora a especificação ATA paralelo ainda podem ser encontrados em computadores, devido à sua alta confiabilidade e compatibilidade bem estabelecido , ele foi substituído pela especificação ATA em série conhecido como ATA- 7 ou SATA . Esta nova especificação possui velocidades de transferência de 6 Gbits por segundo , capacidade de hot-swap e cabos em forma de cordão menores que aumentam o fluxo de ar dentro de computadores. Esta nova especificação foi lançado em 2003, efetivamente terminando o uso de 17 anos do ATA paralelo.