O tema de interfaces de disco rígido , a partir de 2009, é dividida em duas sub-categorias. Interfaces de disco rígido interno incluem a EIDE e padrão SATA , enquanto o mercado de disco rígido externo é dividido entre a USB , FireWire e eSATA especificações . Embora esses padrões variam muito em sua aparência e projeto de arquitetura , eles são fáceis de implementar e entender. Especificação EIDE Interno
O EIDE Enhanced Integrated Drive Electronics, especificação foi estabelecida pelo Western Digital Corporation , em 1986, como um sucessor para a interface AT unidade . EIDE usa um conector macho de 40 pinos na própria unidade , que é conectado a um cabo de fita de 40 ou 80 fios . Este cabo de ligação para uma interface PATA na placa principal do sistema que é capaz de suportar dois dispositivos por canal . EIDE é capaz de velocidades de transferência variando de 16 MB /s para 133 MB /s .
Interno Especificação SATA
A SATA , Serial ATA, especificação foi lançado em 2003 como um sucessor para a interface EIDE para discos rígidos e drives ópticos. A interface de disco rígido SATA é composto por um cabo de dados de sete pinos , que liga a unidade à placa-mãe do sistema. Discos rígidos SATA são capazes de atingir velocidades de 1,5, 3,0 e 6,0 Gbit /s. A especificação SATA permite a "Hot Swapping " que permite , drives, sob configurações específicas de hardware , a ser removidas e instaladas em um sistema sem a necessidade de um sistema de desligamento .
Interface USB externo
USB, Universal Serial Bus, é o atual padrão da indústria para 2009 toda a conectividade periférica com sistemas de computador. Conectores USB vêm em dois sabores , seis tamanho padrão pino e quatro versões em miniatura de pinos para a conectividade com computadores portáteis e eletrônicos de pequeno porte , tais como leitores de MP3 . O padrão USB está atualmente em sua segunda revisão conhecido como USB 2.0 e suporta conectividade plug and play com velocidades de transferência máximas de até 480 MB /s.
External Interface FireWire
FireWire , também conhecido como IEEE 1394, é o concorrente mercado para USB . FireWire utiliza uma interface de barramento serial para transferências de alta velocidade entre dispositivos e computadores. A transferência máxima acelera atingível com faixa FireWire entre 50 e 400 MB /s , dependendo das especificações do dispositivo usando a interface. FireWire geralmente transfere dados mais rapidamente do que os dispositivos USB como eles exigem processamento mais baixo nível de dispositivos para a transferência de dados. Além disso, FireWire permite a comunicação ponto a ponto entre os dispositivos e , como tal, requer menos recursos computacionais para transferir entre os dispositivos.
ESATA interface
eSATA, SATA externo, é uma especificação estabelecida em 2004, para utilização com dispositivos de dados externas . Embora USB e FireWire dominou a indústria rígido externo no momento , eSATA percebeu que a maioria das unidades de disco rígido externas foram meramente EIDE discos rígidos com um conversor para torná-los capazes de se conectar com portas USB ou FireWire . ESATA permite SATA para ser conectado externamente com as mesmas velocidades que um disco rígido SATA interno. ESATA goza dos mesmos velocidades de transferência de suas contrapartes internas com comprimentos de cabo de até 1 metro.