Formatar um novo disco rígido é frequentemente descrito como uma tarefa simples. Os usuários mais avançados podem querer subdividir um grande disco rígido como uma vantagem de desempenho ou simplesmente para ter mais opções para organizar os dados . Escolher uma partição primária ou uma partição estendida irá moldar a forma como o disco rígido é usado. Breve História
A especificação original para discos rígidos permite que até quatro partições por dispositivo físico. Qualquer partição definida teria sido uma partição "primário" , apropriado para a inicialização. Microsoft MS -DOS versão 3.3 introduziu a partição " estendida " , abrindo o caminho para uma unidade física para ser sub- dividida em qualquer número de unidades menores "lógicas" .
Sobre partições primárias
Todas as partições primárias são encontrados dentro o Master Boot Record (MBR) , na primeira parte do disco rígido , ou "setor zero. " O BIOS em um PC olha para o MBR durante a inicialização do sistema operacional, geralmente a partir da primeira partição primária. Apesar de configurações alternativas pode ser possível, instalar o sistema operacional em uma partição primária é sempre altamente recomendável .
Sobre partições estendida
partições estendidas são mal compreendidos , porque eles não contêm em si mesmos uma unidade formatada . Uma partição estendida é como um recipiente virtual , permitindo que um ou mais " volumes lógicos " dentro dele. Uma partição estendida é tipicamente inadequado para inicializar um sistema operacional.
Drive Letter Assignment ( PCs usando o MS Windows ®)
Começando com o MS -DOS ® , um sistema operacional Microsoft iria atribuir letras (começando com "C:" ) para cada unidade ou volume que possa ler e compreender. Por padrão , o sistema atribui letras para unidades primárias em primeiro lugar, em seguida, as unidades lógicas . Se dois discos rígidos instalados , onde disk1 tem uma partição primária e uma partição estendida com dois volumes lógicos , mas disk2 tem apenas uma partição primária , o sistema atribui letras C :, E: e F: para volumes sobre disk1 e D: para o volume no disk2
diretórios montados (sistemas baseados em Linux )
Linux, apenas o volume de raiz ( caminho: /) . precisa ser uma partição primária. Todos os outros diretórios montados podem ser parte de uma partição estendida , incluindo o /boot , /var , /tmp , /home e /usr . Planejamento de seu disco rígido para usar vários volumes para estes diretórios podem proporcionar um desempenho significativo e benefícios de segurança.
Planejando seu disco rígido
Cada computador é único e, portanto, a melhor esquema de particionamento é único para cada computador. Um fato essencial sobre discos rígidos - que começam na pista externa (onde a superfície do disco se move mais rápido ) e contar para dentro, para a faixa mais interna (onde ele se move mais lento) . Manter os dados ativos --- tais como programas e do próprio sistema operacional --- perto do início do disco rígido vai sempre dar um melhor desempenho.