A introdução de SATA levou à produção de uma nova geração de discos rígidos que estavam muito mais rápido do que o seu antecessor , o disco rígido ATAPI . Novas versões do SATA tornou ainda mais claro que ATAPI era obsoleto e que a nova direção para a tecnologia de armazenamento encontra-se com SATA . História
SATA foi lançado pela primeira vez em 2003, projetado para substituir a antiga AT Attachment (ATA) formato para discos rígidos. A primeira versão pode transferir até 1,5 GB por segundo , em comparação com os 33 MB por segundo taxa de transferência de interfaces AT Attachment .
SATA e SATA 2
A segunda geração de dispositivos SATA , conhecidas como SATA 2 , dobrou a velocidade com a qual dirige pode transferir dados . Ambos os tipos de dispositivos ( SATA e SATA 2 ) trabalhar uns com os outros sem problemas.
Diferenças não-físicas
SATA 1 cabo
SATA 1 e SATA 2 cabos não têm nenhuma diferença no desempenho . A capacidade de largura de banda depende do conector eo dispositivo que o cabo está a interagir .
Diferenças físicas
Um par de 2 cabos SATA.
SATA 1 e SATA 2 cabos olhar exatamente o mesmo , exceto pelo fato de que um cabo SATA 2 tem geralmente um pequeno mecanismo de travamento para manter o cabo firmemente preso ao seu conector.
velocidade Explosão
a velocidade máxima de transferência de interface de um disco rígido , se é SATA 1 ou 2, realmente não importa tanto quanto a velocidade de transferência média , porque o máximo é simplesmente um show de velocidade burst. Se você olhar para um medidor de atividade do disco rígido , os pequenos saltos para a parte superior do medidor de mostrar a velocidade de arrebentamento .