? Arquivos muito grandes são comuns em alguns tipos de aplicações informáticas profissionais. Se você trabalha com arquivos grandes em uma base regular , o disco rígido do seu computador pode limitar a sua produtividade , fazendo você esperar por longos períodos , como os dados são carregados e salvos. Distribuição de disco é uma solução possível para este problema. Com distribuição de disco , você pode quase dobrar o desempenho de armazenamento do seu computador em algumas aplicações. Definição
Distribuição de disco é um recurso disponível quando você combina vários discos rígidos usando uma matriz redundante de discos independentes ( RAID). RAID tem várias implementações chamados " níveis", e um array RAID que só emprega distribuição de disco é chamado de " RAID nível 0 " ou simplesmente " RAID 0 ". Quando você usa um array RAID 0 , o computador usa dois ou mais discos rígidos como um volume lógico. O controlador RAID divide os dados igualmente entre todas as unidades físicas e grava os dados parciais em cada unidade simultaneamente.
Benefícios
distribuição de disco com RAID 0 melhora muito o desempenho do computador ao ler e gravar arquivos grandes. Produção de vídeo e gravação de áudio são duas aplicações profissionais que beneficiam deste impulso de velocidade . Com um array RAID 0 que consiste em duas unidades de disco rígido , sustentado ler e escrever velocidades podem ser tanto quanto o dobro. Aplicações que envolvem leitura aleatória e escrever operações , tais como jogos beneficiar pouco --- se em tudo --- de RAID 0 .
Requisitos
Para criar RAID 0 com distribuição de disco , você precisa de pelo menos duas unidades de disco rígido , um controlador RAID e todos os cabos necessários para conectar as unidades. Os controladores RAID mais alto desempenho são add-on cards que se conectam a um PCI aberto ou slot PCI Express na placa-mãe do computador. No entanto, muitas placas-mãe têm built-in controladores RAID que também oferecem um excelente desempenho e eliminar a necessidade de adquirir hardware adicional.
Alternativas
Se o desempenho é a sua maior prioridade e custo não é objeto, um único disco de estado sólido (SSD) , muitas vezes fornece leitura sustentada e escrever desempenho semelhante --- ou --- superiores a uma de duas unidades RAID 0. Os SSDs mais rápidos também são ordens de magnitude mais rápidos do que os discos rígidos convencionais ao realizar leitura aleatória e escrever operações. No entanto , os SSDs também são muito mais caros do que os discos rígidos convencionais em uma base de custo por gigabyte.
Considerações
Se você configurar uma matriz RAID 0 com distribuição de disco , use discos rígidos combinados para melhor desempenho. Uma matriz RAID 0 é tão rápido quanto o disco rígido mais lento na matriz. Além disso , a diferença de capacidade entre as duas unidades é perdida . A capacidade total de uma matriz RAID 0 é igual à capacidade do disco rígido menor na matriz multiplicado pelo número total de unidades.
Aviso
Não armazenar dados críticos em um array RAID 0 , a menos que uma solução de backup está no lugar. Se uma unidade em um array RAID 0 falhar , todos os dados armazenados na matriz é perdido. Matematicamente falando , a probabilidade de qualquer unidade em uma de duas unidades RAID 0 falhar é o dobro da probabilidade de um único disco falhar. O potencial de perda de dados é reduzida em uma matriz RAID 0 +1 , que usa tanto a distribuição de disco e espelhamento de disco , o que duplica os dados armazenados na matriz RAID 0 em um dois discos rígidos adicionais. Se qualquer unidade de solteiro em um RAID 0 +1 matriz falhar , o controlador RAID reconstrói a matriz usando os dados de uma unidade espelhada . A desvantagem de matriz RAID 0 +1 é que ele requer pelo menos quatro discos rígidos de implementar.