Technology Attachment Serial Avançada (SATA ) unidades têm, em geral substituídos Parallel Advanced Technology Attachment unidades (PATA) , devido à sua maior velocidade. As unidades PATA são informalmente conhecido como IDE ( Integrated Drive Electronics) . O aumento da velocidade, juntamente com outras características , tem permitido SATA para se tornar o padrão de disco rígido. Parallel ATA (IDE) Velocidades
interfaces ( PATA) ATA paralela são por vezes informalmente referido como IDE.
A primeira unidade PATA, desenvolvido pela Western Digital , em 1986 , as velocidades permitidas de 16 megabytes por segundo. Anos mais tarde, em 2001, o disco mais rápido usando PATA alcançado 133 megabytes por segundo.
Serial ATA (SATA) Velocidades
A primeira geração de discos SATA , desenvolvido em 2000 , conseguiu a transferência de dados de 1,5 Gb ( gigabits ) por segundo , ou 150 megabytes. SATA Revision 2.0 foi capaz de transferir 3,0 Gb por segundo , ou cerca de 300 megabytes em 2003. Em julho de 2008 , a SATA Revision 3.0 chegou a um valor de referência de 6.0Gb por segundo.
ESATA
Em 2004, o eSATA ( External Serial Advanced Technology Attachment ) padrão foi desenvolvido para uso externo . dispositivos eSATA geralmente pode atingir velocidades de até seis vezes maior do que conexões USB 2.0 , ou cerca de 300 megabytes por segundo. Eles também são são hot pluggable , o que significa que você pode conectar e desconectar -los de e para um computador enquanto o computador está funcionando.