Computadores armazenam informações em discos rígidos , cartões de memória e mídias removíveis , como CD-ROMs . A velocidade com a qual esta informação pode ser guardada e recuperados por usuários desempenha um papel importante no desempenho global de um sistema de computador . Cada tipo de dispositivo de armazenamento move dados através de interfaces diferentes, utilizando vários modos de transferência.
IDE
Integrated Drive Electronics (IDE ) interfaces podem ser encontrados na maioria dos PCs e computadores portáteis , e foram inicialmente popular como uma forma de adicionar discos rígidos adicionais para computadores através de seus slots de expansão. Ser barato para produzir e oferecer bom desempenho e confiabilidade, drives IDE são adequados para as necessidades da maioria dos usuários . A interface aceita duas unidades por canal , mas a transferência de dados não pode ser realizado em ambas as unidades simultaneamente.
SCSI
The Small Computer System Interface (SCSI) foi introduzido em 1986 e é projetado para oferecer maior flexibilidade sobre interfaces IDE . SCSI pode suportar múltiplos discos numa interface , e todos os discos podem estar a funcionar ao mesmo tempo . Esta capacidade permite que discos a serem criados em matrizes tolerantes a falhas e é amplamente utilizado dentro de servidores de computador. O uso de um chip extra na interface SCSI , que lida com a transferência de dados , permite que a unidade de processamento central do computador para executar outras tarefas , melhorando o desempenho multitarefa.
USB
dispositivos
armazenamento como pen drives e discos rígidos externos usam o ( USB) Universal Serial Bus . A flexibilidade dos dispositivos é , em parte, para baixo para o seu tamanho e também para a concepção da interface si . Os dispositivos podem ser conectados e desconectados a diferentes PCs e computadores portáteis com problemas de configuração pouco ou nenhum . Como o padrão se desenvolveu , as velocidades de transferência de dados aumentaram de 1,5 megabits por segundo (Mbps) para 480 Mbps por segundo, com a introdução de USB 2.0.