arrays de disco envolvem o uso de vários discos como uma única entidade lógica , que tem várias vantagens e desvantagens , dependendo do tipo de configuração que você escolher. Se uma configuração baseada na segmentação é escolhido , as vantagens incluem o aumento de espaço de armazenamento , bem como a velocidade mais rápida. Quando uma configuração espelhada é escolhido , as vantagens incluem velocidades de leitura e redundância de dados , o que garante a segurança quando um único disco rígido falhar . Também existem matrizes de disco destinados a combinar estas vantagens para reduzir ou eliminar as desvantagens . Instruções
1
Decidir sobre uma matriz redundante baseada em software - hardware ou de discos baratos ( RAID). Software RAID já foi evitado porque era incapaz de fornecer velocidade aceitável quando comparado com uma solução baseada em hardware. Hoje , RAID baseado em hardware é recomendado apenas para nível empresarial de computação como o desempenho RAID software é excelente para uso em casa por causa do progresso na tecnologia de computação em casa. Para o usuário doméstico , RAID baseado em software oferece as vantagens de preço mais baixo e não amarrar a matriz de disco para qualquer controlador de hardware específico.
2
Escolha o nível de RAID. Os três níveis de RAID mais comuns são 0 , 1 e 5 . RAID 0 é um volume distribuído , ou seja, pedaços de dados de uma secção ou de distribuição , de ambos os discos simultaneamente são lidos e escritos . RAID 0 faz com que duas ou mais unidades aparecem como uma única grande unidade e combina a velocidade de todas as unidades. No entanto , se um único disco da matriz falha , todos os dados são perdidos . RAID 1 é um volume espelhado , ou seja, todos os dados são duplicados em todos os discos , de modo que se um único disco falhar , os dados não serão perdidos. RAID 5 requer um mínimo de três discos e combina as idéias de RAID 0 e RAID 1 por distribuição com paridade . RAID 5 com três discos cria um volume protegido igual ao tamanho de dois dos discos . RAID 5 combina a velocidade do RAID 0 com a proteção do RAID 1 , de modo que se um único disco falhar os dados permanecem intactos.
3
criar a matriz. Se uma solução baseada em hardware está sendo usado , o controlador vem com um utilitário de configuração para criar a matriz . Se uma solução baseada em software está sendo usado, a configuração está definida dentro do sistema operacional . Após a matriz é criada , o novo volume deve ser particionado e formatado como um disco rígido tradicional.