? Ao olhar para as propriedades do seu sistema no Windows , você pode ter notado que a quantidade total de memória instalada é diferente do total apresentado no utilitário de configuração do BIOS. Isso pode dar a impressão de que o BIOS do computador se apropriou de alguns RAM do seu computador , tornando-o disponível para o sistema operacional. Há várias razões por que o total de memória pode diferir entre o Windows eo BIOS , e nenhum deles são motivos de preocupação . Adaptador de vídeo integrada
Cada computador requer um adaptador de vídeo para produzir a saída mostrada na tela. Em muitos casos, a placa de vídeo é um add-on card que se conecta a um slot na placa-mãe . No entanto, alguns computadores mais baratos têm adaptadores de vídeo integrado em seu lugar. Uma placa de vídeo integrada é um chip na placa-mãe , em vez de um cartão add-on . Na maioria dos casos , uma placa de vídeo integrada não tem memória dedicada de sua própria e compartilha a memória principal do sistema . Isso faz com que a memória disponível para o sistema operacional, embora ainda seja relatado no utilitário de configuração do BIOS.
Limite de alocação de memória
A memória mais total que um computador com um sistema operacional de 32 bits pode ter é de 4 GB. Esse limite engloba toda a memória instalada no computador, incluindo a memória para a placa de vídeo . Portanto, se você tiver uma placa de vídeo com 512 MB de RAM e 4 GB de memória RAM , a memória de vídeo tem prioridade e Windows informa que o sistema tem 3,5 GB de RAM instalada. Se o seu computador tem um processador de 64 bits , você pode contornar essa limitação , instalando uma versão do Windows de 64 bits.
BIOS sombreamento
Um computador BIOS é essencialmente um pequeno programa de software que controla o hardware no computador antes de o sistema operacional iniciar. As lojas da placa-mãe este código em um chip de memória permanente. Porque o chip armazenar o código do BIOS é muito mais lento do que a memória do sistema, muitas placas-mãe têm a capacidade de transferir o código de BIOS para a memória do sistema para aumentar a performance após a inicialização do sistema . Esta função é chamada " sombra do BIOS , " e que consome uma pequena parte da memória do sistema , tornando-o disponível para o sistema operativo . Você pode desativar esse recurso no utilitário de configuração do BIOS. Em 2006, a Microsoft publicou um artigo explicando que o sombreamento BIOS não melhora o desempenho dos sistemas operacionais Windows modernas porque o Windows não exige que o BIOS após o arranque .
O Windows Task Manager
ao visualizar a guia Desempenho no Windows Task Manager, a seção " memória Física " mostra a quantidade de memória do sistema. Esse total é sempre menor do que a quantidade total de memória instalada no computador. Isto não reflete BIOS apropriação da memória do sistema. Em vez disso, a memória física no computador está sendo consumido pelo sistema operacional , os programas em execução e arquivos que não foram salvos . Isso indica que o computador está funcionando normalmente.