Todo usuário de PC vê a tela da BIOS , se ele sabe ou não, cada vez que ele se transforma em seu computador. A tela que exibe o fabricante do computador é realmente o sistema básico de entrada /saída (BIOS) , dando ao usuário a chance de mudar algumas configurações do sistema antes que ele lança o software de sistema operacional instalado no computador . BIOS é o nome de um programa específico e um termo geral para um tipo de software. Finalidade
O sistema operacional do computador não controla diretamente o hardware do computador . Essa tarefa cabe à BIOS. Este programa , conhecido como firmware , é armazenado em um chip só de leitura na placa-mãe . Ele fornece a estrutura de software para os itens de controle , tais como a temperatura do sistema de refrigeração , a velocidade do ventilador , os detalhes de como o processador será executado e qual disco rígido (se o computador tiver mais de um) para inicializar. Ele atua como uma interface entre o sistema operacional eo hardware.
Diferentes arquiteturas
Cada fabricante produz uma placa-mãe BIOS diferente. Como diferentes motherboards conter diferentes arquiteturas de hardware , o BIOS precisa ser personalizado para que determinado conjunto de hardware. Quando há problemas de hardware , a BIOS irá mostrar um conjunto de códigos de erro para dar ao usuário informações sobre o hardware específico . Além dos fabricantes de placas-mãe , as diferentes empresas que vendem suas próprias marcas de sistemas de computação completos vai produzir e manter as suas próprias versões da BIOS. É por isso que os usuários vêem a marca de seu computador antes que os lançamentos do sistema operacional.
EFI
Enquanto BIOS era o único serviço de firmware de seu tipo para uma muito tempo , a Intel reconheceu algumas de suas limitações . Consequentemente, começou a desenvolver o Extensible Framework Interface ( EFI) . Isto criou um sistema aberto de normas para o desenvolvimento de firmware para os componentes de hardware , sem toda a estrutura que precisam ser específicas de arquitetura. O programa cresceu e se tornou o padrão Unified Extensible Framework Interface ( UEFI ), que é mantido pelo EFI Forum United. Esta é uma coleção de empresas de tecnologia com interesse em desenvolver o padrão de firmware. O fórum inclui empresas como a Apple, Microsoft , Intel e IBM.
BIOS EFI vs
É difícil comparar diretamente BIOS UEFI para . Embora eles compartilham o mesmo objectivo , a execução do computador e agindo como um interface entre o sistema operacional e o hardware , que operam em diferentes formas . BIOS é um sistema em si , enquanto UEFI é uma estrutura personalizável. Mas UEFI não oferecer algumas melhorias distintas sobre BIOS. Por um lado, ele não exige um programa separado , um carregador de inicialização , o lançamento de sistemas operacionais. Ele também tem suporte nativo para Globally Unique Identifier (GUID) tabelas de partição (GPT) , que pode gerenciar discos rígidos que excedem dois terabytes de tamanho.