BIOS significa
Sistema básico de entrada/saída .
Seu objetivo é inicializar e testar os componentes de hardware do computador depois de ligar o computador (postar - Power on Auto -teste). Em seguida, ele carrega o sistema operacional de um dispositivo de armazenamento (como um disco rígido ou SSD). Pense nisso como o intermediário entre o hardware e o sistema operacional. As principais funções incluem:
*
Post (auto-teste de energia): Verifica se o hardware essencial (RAM, CPU, disco rígido etc.) está funcionando corretamente. Se encontrar um problema, geralmente exibirá uma mensagem de erro.
*
inicialização do sistema operacional: Após o post, o BIOS carrega o carregador de inicialização, um pequeno programa que carrega o sistema operacional.
*
Gerenciando o hardware: Ele permite que o sistema operacional se comunique com dispositivos de hardware, como teclado, mouse e monitor.
*
Configuração do sistema: O BIOS permite que os usuários configurem as configurações do sistema, como a ordem de inicialização (que é inicializada a partir da primeira), hora e data e outros parâmetros do sistema através do utilitário de configuração do BIOS (geralmente acessado pressionando Del, F2, F10 ou F12 durante a inicialização - a chave varia pelo fabricante).
Embora o termo BIOS ainda seja comumente usado, muitos computadores modernos usam
uefi (interface de firmware extensível unificada) , que é um sistema mais avançado e flexível que substitui amplamente o BIOS. No entanto, o objetivo fundamental permanece o mesmo - inicializar o hardware e iniciar o sistema operacional.