O 8085 é um microprocessador de 8 bits projetado pela Intel e introduzido em 1976. Foi uma melhoria significativa em relação ao seu antecessor, o 8080, oferecendo vários aprimoramentos, incluindo:
*
Conjunto de instruções reduzidas: Embora ainda sejam bastante grandes, o conjunto de instruções era um pouco mais simplificado que os 8080.
*
Gerador de relógio no chip: Eliminou a necessidade de um gerador de relógio externo, simplificando o design do sistema.
*
Consumo de energia aprimorado: Mais eficiente em termos de potência que o 8080.
*
SONDA DE PODERAÇÃO DE 5V: Requisitos de energia simplificados.
*
Capacidade de endereço aumentada: Embora ainda limitado, ele tinha recursos de endereçamento ligeiramente aprimorados em comparação com o 8080.
O 8085 foi amplamente utilizado em sistemas incorporados e várias aplicações que exigem uma solução de processamento de 8 bits de custo relativamente baixo. Era popular no final dos anos 70 e início dos anos 80 para construir coisas como:
*
sistemas de computador simples: Computadores que hobby e computadores pessoais iniciais utilizaram o 8085.
*
Sistemas de controle industrial: Utilizado em várias aplicações de automação e controle industriais.
*
Instrumentação: Encontrado em muitos tipos de dispositivos de medição científica e industrial.
Embora em grande parte obsoleta agora, substituída por microprocessadores mais poderosos e eficientes, o 8085 ocupa um lugar significativo na história da computação como um trampolim no desenvolvimento de microprocessadores mais avançados. O estudo fornece uma boa base para entender os princípios fundamentais da arquitetura do microprocessador.