O BIOS (sistema básico de entrada/saída) não "chuta" no sentido tradicional. Já está lá, residindo em um tipo especial de memória chamado
firmware , na placa -mãe. É essencialmente um pequeno programa que é permanentemente armazenado no hardware do computador.
Aqui está como tudo acontece:
1.
Power On: Quando você pressiona o botão liga / desliga, a fonte de alimentação começa a enviar eletricidade para a placa -mãe.
2.
auto-teste (post): A placa -mãe inicia uma série de testes para verificar se seus componentes estão funcionando corretamente. Isso é gerenciado pelo BIOS.
3.
sequência de inicialização: O BIOS procura um dispositivo inicializável, normalmente um disco rígido, SSD ou unidade USB. Isso é determinado pela ordem de inicialização definida nas configurações do BIOS.
4.
Carregando o sistema operacional: Depois que um dispositivo inicializável é encontrado, o BIOS carrega o setor de inicialização desse dispositivo, que contém instruções para iniciar o sistema operacional.
5.
entregando controle: O BIOS então transfere o controle do sistema operacional, que assume e gerencia as funções do computador.
Portanto, o BIOS já está ativo quando você liga o computador. É como um programa interno que gerencia os estágios iniciais do processo de inicialização.