Os dados de configuração do BIOS salvo são armazenados em um tipo especial de chip de memória chamado A
Memória de Acesso Aleatório Não Volátil (NVRAM) .
Eis por que o NVRAM é usado:
*
não volátil: Isso significa que os dados permanecem armazenados mesmo quando o computador é desligado. Ao contrário da RAM regular, que perde seu conteúdo quando a energia é removida, a NVRAM mantém as configurações do BIOS.
*
Acesso aleatório: Os dados podem ser acessados de maneira rápida e direta, independentemente de sua localização na memória.
*
Capacidade pequena: Os chips NVRAM são tipicamente muito pequenos, armazenando apenas a quantidade limitada de dados necessários para as configurações do BIOS.
Onde está localizado? O chip NVRAM geralmente é um pequeno componente retangular soldado na placa -mãe. Pode ser encontrado próximo:
*
A bateria do CMOS: Essa bateria alimenta o chip NVRAM para manter as configurações salvas, mesmo quando o computador está desligado.
*
O chip do BIOS: O chip do BIOS, também conhecido como Chip ROM, armazena o código do BIOS, que é usado para inicializar o computador.
Nota: O local específico e o tipo de NVRAM usado podem variar dependendo da placa -mãe e do modelo de computador.
Outros termos: *
CMOS: Semicondutor complementar de óxido de metal. Esse termo é frequentemente usado de forma intercambiável com o NVRAM, pois as configurações iniciais do BIOS foram armazenadas em um chip CMOS. No entanto, hoje, o NVRAM é o termo mais preciso.
*
Configuração do BIOS: Isso se refere à interface do usuário no BIOS, onde você pode acessar e modificar as definições de configuração.