Os dados de configuração do BIOS salvo são armazenados em um tipo especial de memória chamado
CMOS (semicondutor de óxido de metal complementar) .
Aqui está o porquê:
*
Memória não volátil: O CMOS é uma memória não volátil, o que significa que mantém seus dados mesmo quando o computador é desligado. Isso é crucial para a configuração do BIOS, pois precisa ser preservada nos ciclos de energia.
*
tamanho pequeno: O CMOS é pequeno e consome muito pouca energia, tornando -o adequado para armazenar pequenas quantidades de dados, como configurações de BIOS.
*
Backup da bateria: Uma pequena bateria na placa -mãe alimenta o chip CMOS, garantindo que os dados sejam preservados mesmo quando a energia principal está desligada.
Onde está localizado os CMOs? O chip CMOS geralmente está localizado na placa -mãe, geralmente perto da bateria que a alimenta. É um pequeno chip, geralmente difícil de detectar sem uma lupa.
Acessando dados de configuração do BIOS: Você pode acessar e modificar os dados de configuração do BIOS através do utilitário de configuração do BIOS, que geralmente é acessado pressionando uma tecla específica (como F2, F10 ou Excluir) durante o processo de inicialização do computador.
Nota: Enquanto "CMOS" é comumente usado para se referir ao armazenamento de configuração do BIOS, é tecnicamente o
CMOS RAM que armazena os dados. O chip CMOS em si é um termo mais geral para a tecnologia de circuito integrado usada em várias aplicações.