O AppleTalk não mapeia bem para as camadas do modelo OSI. É mais preciso dizer que estendeu várias camadas, em vez de residir apenas em uma. Diferentes partes do AppleTalk lidam com as funções correspondentes a várias camadas OSI:
*
camada de rede (camada 3): É aqui que os protocolos principais de roteamento do AppleTalk, como o DDP (Protocolo de entrega de Datagrama) operados. O DDP tratou de endereçamento e roteamento de pacotes de dados em uma rede AppleTalk.
*
Camada de link de dados (camada 2): O AppleTalk usou várias tecnologias nessa camada, dependendo do meio físico. Por exemplo, poderia utilizar tecnologias como o LocalTalk (usando conexões seriais) ou Ethernet. Esses protocolos de nível inferior lidaram com o acesso físico e a detecção/correção de erros na rede.
*
Camada física (camada 1): Essa camada está preocupada com a transmissão física de bits sobre o cabo de rede, que variou bastante, dependendo da implementação do AppleTalk.
O AppleTalk não possuía um verdadeiro equivalente à camada de transporte do modelo OSI (camada 4), camada de sessão (camada 5), camada de apresentação (camada 6) e camada de aplicação (camada 7). Essas funcionalidades eram frequentemente integradas ou manuseadas de maneira menos estruturada dentro dos próprios aplicativos ou combinando componentes do DDP com protocolos no nível do aplicativo.
Em resumo, enquanto a funcionalidade do DDP é principalmente análoga à
camada de rede O design do AppleTalk não adere estritamente a um mapeamento limpo para as sete camadas do modelo OSI.